Resquícios de DNA alienígena em meteoritos - a panspermia saindo da simples teoria

Por Rafael Garcia/Folha.com 
Aparentemente, pode estar iniciando-se uma nova fase na exobiologia
Foram cinco as moléculas que chamaram a atenção dos estudiosos. Crédito: gipiletti
Um estudo sobre a origem dos componentes básicos do DNA e do RNA, as moléculas que são a base genética dos seres vivos, revelou que eles podem ter chegado à Terra dentro de rochas espaciais. 



A descoberta, anunciada na semana passada pela Agência Espacial Norte-Americana (NASA) e pela Instituição Carnegie de Washington, foi a conclusão de uma pesquisa que analisou 12 meteoritos encontrados na Antártida e na Austrália.

Dentro deles foram encontrados sete tipos diferentes de bases nitrogenadas, blocos moleculares do mesmo tipo daqueles que formam o DNA. Duas dessas substâncias são idênticas àquelas encontradas no maquinário genético de seres vivos, a adenina e a guanina (o A e o G das letras que representam a seqüência do DNA). Foram as outras cinco moléculas achadas, porém, que despertaram o interesse dos cientistas.

Encontrar adenina e guanina em meteoritos não é tão difícil. Mas ainda não existia prova de que vêm mesmo de carona nessas rochas que caem do espaço. Como a vida terrestre hoje sintetiza bases nitrogenadas em abundância, é possível que nosso planeta tenha "contaminado" os meteoritos assim que tocaram o chão. As outras cinco moléculas encontradas pela nova pesquisa, porém, são de tipos "raros", que não existem dentro de seres vivos, e estavam em concentração relativamente grande.

"Isso nos deu confiança de que estávamos olhando para o produto de uma reação química ocorrida na formação dos meteoritos, e não para o resultado de contaminação terrestre", disse à Folha o geoquímico Michael Callahan, do Centro Goddard de Vôos Espaciais da NASA, na periferia de Washington, onde as análises foram feitas.

Descrição inédita

"Eu procurei na literatura científica a ocorrência dessas moléculas em minerais terrestres comuns, e elas não apareceram", contou Callahan. "Uma das moléculas, uma diaminopurina, é capaz de inibir a transcrição [transmissão de informação] do DNA. Se você interrompe a transcrição, você barra a produção de proteínas e impede a ocorrência de vida. Então, seria contraintuitivo achar essa moléculas numa estrutura biológica", completou...

 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Comentários

  1. Muito interessante essa materia falando sobre o dna de como temos e herdamos os genes dos nossos familiares é muito legal mesmo falando como são formadas nossas moleculas eu ja estudei biologia e entendo desses assuntos e claro adorei seu blog viu parabens se puder me visite mais vezes espero seu comentario la nos meus blogs
    e se quiser pode clicar em todas as minhas banners

    acesse

    espero que goste

    http://juniorcis.blogspot.com
    http://junior-juniorcis.blogspot.com

    grato

    junior

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)