quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ator consagrado fala sobre UFOs e apresenta vídeo polêmico

Por Paulo R. Poian
Volta à pauta a questão das trilhas de condensação de aeronaves
Vereza também é conhecido por seu interesse em outras áreas, como a Ufologia. Crédito: Globo.com




Carlos Alberto Vereza de Almeida, o prestigiado e respeitado ator Carlos Vereza, concedeu entrevista exclusiva no Rio de Janeiro ao portal iG [Veja Carlos Vereza: "Vi discos voadores e eles sabiam que eram vistos"], oportunidade em que tratou sobre alguns temas, entre eles a presença alienígena na Terra, avistamentos e experiências que teve com o fenômeno e seu ponto de vista perante o assunto.

Vereza é conhecido no meio ufológico, tendo participado de vários eventos e, inclusive, narrado o episódio do programa Linha Direta Mistério da Rede Globo, especial sobre a Operação Prato.

Durante este recente bate-papo com o jornalista Valmir Moratelli, o ator e autor disponibilizou um vídeo do ano passado que, segundo ele, seria de dois UFOs gravados da varanda de seu apartamento na direção aproximada da Pedra da Gávea, filmados através de celular e diante de outras testemunhas que estavam presentes na ocasião.



Assista ao conteúdo: http://www.ufo.com.br/noticias/ator-consagrado-fala-sobre-ufos-e-apresenta-video-polemico

Rastro de avião

O consultor da Revista UFO Wallacy Albino, presidente do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS) e membro da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), foi apresentado às imagens ainda na segunda-feira (31) e não teve dúvida ao identificar o fenômeno aeronáutico conhecido como trilha de condensação (rastro de avião): "Posso garantir com 100% de certeza que se tratam apenas de simples aviões. Esse efeito se chama trilha de condensação. Simplificadamente, ocorre quando, a certa altitude, o ar está frio e bastante úmido, fazendo com que a passagem de um avião crie uma nuvem à sua passagem. Este efeito só fica visível quando o Sol está se pondo ou nascendo", esclareceu Albino.

Outro consultor da UFO, o aviador e comandante aposentado José Américo Medeiros [Veja Encontro nos Céus], integrante da National Aviation Reporting Center on Anomalous Phenomena [Centro Aeronáutico Nacional de Registros de Fenômenos Anômalos, NARCAP] na condição de especialista técnico internacional, também concluiu a mesma hipótese: "Provavelmente vôos internacionais em grande altitude, vindos da Europa com destino ao Cone Sul. Este efeito é conhecido internacionalmente por jet contrail".

Anatomia dos "rastros"

Profissionais da astronomia costumam ser consultados na avaliação e análise de casos semelhantes e, geralmente - quando ocorrem aparentemente na descendente - , classificam o fenômeno como meteorito ou reentrada na atmosfera de detritos espaciais (lixo espacial), cometendo alguns equívocos neste sentido [Veja Rastro de avião filmado no Rio de Janeiro confundiu muita gente e "Bola de fogo" supostamente meteorítica no Peru era...], compreensíveis por variarem da área astronômica.

No entato, desta vez a cena fugiu um pouco do escopo convencional da análise destes especialistas, provocando uma declaração inusitada da astrônoma Josina Nascimento, de que não seria algo conhecido. "Não é cometa, não é meteoro, não é estrela. Não é nada que a gente conheça. Não tem efeito de computador. Não sei do que se trata. São objetos não identificados do ponto de vista astronômico. Mas tem que se levar em consideração a meteorologia. Nós da astronomia podemos falar que não é um objeto conhecido, não é um fenômeno normal de se acontecer", disse ela ao portal iG.

Raridade no comum

O fenômeno da trilha de condensação não é raro, muito menos insólito...
 
 
Leia matéria completa e elucidativa
 
Agradecimentos a: 
 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo