segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Editor da UFO retorna da investigação dos círculos catarinenses

Por Redação UFO 
Pesquisador relata suas impressões iniciais sobre os fatos
O ufólogo Gevaerd no centro do círculo surgido no município de Ouro Verde. Crédito: A. J. Gevaerd/Revista UFO
O ufólogo A. J. Gevaerd voltou no sábado (05) a noite de Santa Catarina, onde esteve investigando os novos agroglifos surgidos na semana passada.


Foram quase 1.000 km percorridos em 36 horas, dos quais uns 200 em estradas de chão e carreadores de fazendas, para pesquisá-los. Falou com algumas dúzias de pessoas em busca de testemunhas, de vestígios, opiniões e informações.

Na mesma região de Ipuaçu, Bom Jesus, Abelardo Luz e Xanxerê, cidades situadas em um raio de 30 a 35 km, teve a enorme sorte de encontrar o novo agroglifo de Ouro Verde apenas algumas horas depois de descoberto, e dentro dele pôde fazer sua pesquisa sem incomodação de populares e da imprensa. A figura estava praticamente intocada e, tanto quanto o de Bom Jesus, ao contrário de anos anteriores, não parece ter atraído muita atenção da população, talvez por esta já estar se acostumando ao fenômeno.

O agroglifo em questão tem 14 m de diâmetro e suas plantas de trigo estão dobradas no típico formato espiralado em sentido anti-horário. Ao redor dele há um "muro" de plantas intocadas de uns 100 a 120 cm de espessura e, então, um anel externo de mesma configuração, com plantas também dobradas no sentido anti-horário. A formação toda está em um declive de cinco a 10 graus, o que em nada afeta suas características [Veja As primeiras imagens do agroglifo em Ouro Verde].

"Ao contrário do que pensam alguns curiosos, ele não é perfeito, mas tem imperfeições naturais que encontramos neste fenômeno e podem ou não ser propositais, ou seja, causadas pelas inteligências autoras das formações. Tentei e consegui sinal de celular da Tim em meu aparelho, um iPhone 3GS, sendo que aquela operadora não está presente na região, apenas a Claro. O sinal, no entanto, foi insuficiente para originar uma chamada ou mesmo enviar um torpedo", informou Gevaerd.

"Consultei várias testemunhas e absolutamente ninguém viu ou ouviu coisa alguma, seja na noite imediatamente anterior à formação, como é comum, seja em noites durante a semana. Nada. Este agroglifo está no topo de um pequeno morro, bem distante do carreador que lhe dá acesso, uns 400 m, e chegar até ele não é fácil, pois as plantas estão altas, já maduras parta colheita. A uns 50 ou 60 m acima dele há uma pequena reserva natural de mata, que não penetrei", relatou o ufólogo.

E continuou: "A alegação de que o agroglifo é falso devido a marcas de pneus não se sustenta minimamente, porque tais marcas estão por toda a plantação e são de tratores que tratam da colheita com químicos, sendo que a última vez que foram produzidas foi há vários dias. Tanto que elas, que cortam o agroglifo, são cobertas pelas plantas dobradas".

Depois de checar a figura de Ouro Verde, Gevaerd foi ainda na sexta-feira (4) ao de Bom Jesus, uns 10 km adiante na direção sul, que na verdade é composto de dois círculos. Um deles é pequeno e tem 4,5 m de diâmetro e outro, maior, os mesmos 14 m de diâmetro do de Ouro Verde. Segundo o pesquisador, ambos estavam com as plantas dobradas em formato típico espiralado no sentido anti-horário.

O anel do círculo maior - o menor não possuía -, um tanto tosco para os padrões conhecidos em SC, tinha uns 30 ou 40 cm de espessura e estava no sentido horário...


 Leia matéria completa, mais fotos e detalhes
 
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo