quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O planeta Marte seria vermelho realmente?

Por ABC - Tradução: Paulo Poian 
 Bege, dourado e até verde
Imagem do programa Viking da NASA, dos anos 70. Crédito: Ricardo Nunes/Astrosurf/NASA
Marte é bastante conhecido como o planeta vermelho, mas a que deve essa cor tão notável? Sua superfície é realmente de tons rubros ou existem outras matizes? 


A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) explica a estranha natureza deste atraente mundo em um novo vídeo animado que dura um minuto e esclarece esses pontos.

Quando observamos o céu noturno daqui da Terra e localizamos as coordenadas do quarto planeta do Sistema Solar, sua cor vermelha nos parece evidente. Inclusive os egípcios referiam-se a Marte como "o vermelho". A explicação de seu surpreendente aspecto encontra-se em suas rochas, muitas delas ricas em ferro. Quando se expõem ao ar livre se oxidam e adquirem seu tom particular. E quando o pó de óxido dessas rochas se eleva à atmosfera, uma aura rosada envolve o planeta.

Do canela ao verde

No entanto, os satélites e veículos de exploração - como os rovers Spirit e Opportunity, e dentro de um tempo o Curiosity - têm descoberto que não é completamente rubro. Grande parte do orbe é de uma cor caramelada e, conforme os minerais encontrados em cada região, as paisagens podem ir do dourado, bege e marrom a um verde suave.

Marte é um dos grandes objetivos da investigação espacial. A Mars Science Laboratory (MSL), missão mais sofisticada e ambiciosa de todas, está pronta para seu lançamento a partir de Cabo Canaveral, na Flórida. O rover Curiosity, veículo robótico que examinará em detalhes uma das regiões mais intrigantes do planeta vermelho, já se encontra na ponta do foguete lançador Atlas V e esperando o momento da decolagem, previsto, se tudo correr bem, para o dia 25 de novembro.





Agradecimentos a: 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo