quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Três exoplanetas e um 'objeto não identificado' fora do Sistema Solar

Por ABC - Tradução: Paulo Poian 
Os pesquisadores assinalam que os quatro corpos orbitam ao redor de três estrelas moribundas
O telescópio Hobby-Eberly, do Observatório McDonald, Texas. Crédito: University of Texas at Austin

O telescópio Hobby-Eberly detectou três novos orbes e "um misterioso objeto não identificado" fora do Sistema Solar, que segundo os cientistas orbitariam ao redor de três astros agonizantes que se encontram a dezenas de milhares de anos-luz.

Conforme explicou o líder da investigação, o astrofísico Alex Wolszczan, professor da Universidade Penn State, a equipe de cientistas tem observado três estrelas conhecidas como HD 240237, BD +48 738 e HD 96127, ao redor das que se descobriu a presença de planetas. Espera-se que a nova investigação traga luz sobre a evolução de sistemas planetários ao redor de estrelas moribundas.

Do mesmo modo, ajudará aos astrônomos a compreender como o conteúdo do metal influi no comportamento desses astros, segundo indicaram os especialistas. O estudo, que será publicada no Astrophysical Journal, destaca que os três recém descobertos sistemas planetários são "mais evoluídos" que no que se encontra a Terra.

"As três estrelas já se converteram em uma gigante vermelha, em breve engolirão qualquer planeta que esteja orbitando bem perto dela", disse Wolszczan. No caso do Sol, o cientista assinalou que também chegará a esta fase e "acabará engolindo a todos os planetas, incluído a Terra", no entanto apontou que isto não ocorrerá "até dentro de, aproximadamente, cinco milhões de anos".

Wolszczan também discorreu que uma das estrelas estudadas, a BD +48 738, não só tem orbitado um planeta, como também gira em torno dela um "segundo objeto misterioso que não se pôde identificar". No momento, a equipe trabalha com a possibilidade de que seja outro orbe, uma estrela de menor massa ou uma anã marrom. "Vamos seguir pesquisando este objeto estranho e, em poucos anos, esperamos ser capazes de revelar sua identidade", disse o astrofísico.


Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo