domingo, 13 de maio de 2012

O legado de Claudeir Covo à Ufologia

Por Equipe UFO , Paulo R. Poian
Um dos maiores pesquisadores internacionais, foi responsável por uma quantidade excepcional de casos bem investigados e documentados, bem como outros tantos desmistificados por seu conhecimento científico
“A Ufologia é feita de fatos, não de um único fato” --Claudeir Covo. Crédito: TV INFA




Neste sábado (12) completou-se uma semana da partida de nosso grande companheiro Claudeir Covo, coeditor da Revista UFO, presidente do Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais (INFA), TV INFA e representante estadual da Mutual UFO Network (MUFON), a maior entidade ufológica mundial. Ainda lamentando profundamente esta insuperável perda para a Ufologia, prestaremos nossa homenagem especial em nome da Equipe UFO, seu Conselho Editorial, editor, coeditores, leitores e colaboradores, para todos os familiares e amigos.

Claudeir nasceu em 09 de junho de 1950 no Bairro do Ipiranga, cidade de São Paulo. Desde menino, adorava ir ao planetário do Ibirapuera, onde o pai costumava levá-lo para observar o céu totalmente estrelado. Em 1966, acompanhando as conquistas do espaço, leu num jornal que astronautas teriam sido perseguidos por misteriosos objetos quando estavam em órbita da Terra. Desde então se interessou por Ufologia e nunca mais parou.

Formou-se em três engenharias: elétrica, de operação eletrônica e de segurança, especializando-se em ótica, fotometria, colorimetria e fotoelasticidade, na área de dispositivos de iluminação e sinalização veicular - o que o levou a presidir o Comitê de Iluminação Veicular da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de São Paulo. Além disso, elaborava laudos periciais que envolviam insalubridade e periculosidade em ações trabalhistas.

Em 1975 fundou o Centro de Estudos e Pesquisas Ufológicas (CEPU) e a partir de 1984 especializou-se em análise de imagens ufológicas, utilizando o método científico. No ano de 1994 fundou o INFA, sigla conhecidíssima e respeitada por todos, desde grupos de pesquisa, grandes institutos, até a mídia em geral. Realizou centenas de palestras em muitos estados do Brasil e no exterior, participou em inúmeros congressos de Ufologia nacionais e internacionais. Também era o principal contato de jornalistas e equipes de reportagens dos meios de comunicação, prestando consultoria em vários programas de rádio e televisão, contribuindo igualmente com artigos e entrevistas para revistas e jornais. Foi um dos idealizadores e membros fundadores da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU), desde a Carta de Brasília assinada por ufólogos de diversos países no Primeiro Fórum Mundial de Ufologia (1997), assim como da campanha UFOs: Liberdade de Informação Já e do Dossiê UFO Brasil, estando presente na recepção que a Aeronáutica fez à CBU no ano de 2005.



Incansável divulgador
 
Arquivos Revista UFO
Claudeir sempre defendeu a seriedade dentro da Ufologia, condenando todo tipo de embustes e farsas




Abaixo, reproduzimos uma das entrevistas que concedeu à UFO.

Quase toda semana, um personagem de nossa Ufologia frequenta os mais diversos programas da televisão brasileira, de todas as redes do país, além de ser requisitado regularmente para entrevistas a emissoras de outras nações. Enfrenta auditórios dos mais diversos tipos e aceita debater Ufologia com os mais destacados entrevistadores - alguns até sarcásticos e debochados. Mas ele tira isso de letra, mostrando sem sombras de dúvida que Ufologia é coisa séria e que os alienígenas estão de fato aqui, na Terra, observando-nos.

Na mídia impressa sua presença também é notada com grande destaque, tendo publicado incontáveis matérias ou dado entrevistas para as mais variadas publicações nacionais, voltadas para públicos heterogêneos. "O importante é mostrar que a Ufologia é praticada com dedicação e seriedade, por gente que sabe o que faz", diz ele. Em sua lógica, quanto mais firmemente apresentado na imprensa, mais o Fenômeno UFO reterá o respeito da sociedade - que de uns tempos para cá, como resultado de tamanha divulgação, já não se pergunta se os UFOs existem de fato.

Tal personagem é o engenheiro Claudeir Covo, um dos mais sérios e atuantes ufólogos do país, responsável por centenas de casos bem documentados e investigados. Claudeir se especializou logo cedo em análises de fotos e filmagens de UFOs, aproveitando sua formação profissional. Hoje, é um dos principais investigadores em nosso país. Foi um dos pesquisadores do Caso Varginha e, junto ao também engenheiro Ricardo Varela [Conselheiro especial da UFO], do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), confirmou a presença de uma sonda ufológica em Capão Redondo (1998). Claudeir é coeditor da UFO e nos recebeu nesta entrevista...
 
 
 


Agradecimentos a:

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo