segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marco A. Petit aponta lugares no Brasil com relatos de avistamentos de UFOs

Por Globo Ciência/Alexandre Henderson 
Serra da Beleza no Rio de Janeiro, Quixadá, no Ceará e Mucugê, na Bahia, são municípios que concentram depoimentos
Coeditor da Revista UFO Marco A. Petit e o apresentador Alexandre Henderson nos bastidores da gravação do Programa Globo Ciência que foi ao ar no último sábado. Crédito: Globo Ciência






Muitas cidades e regiões se tornaram turísticas ao ganharem fama com supostas aparições de discos voadores e extraterrestres. São Thomé das Letras e Varginha, em Minas Gerais, Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso são exemplos disso. Entretanto, para o ufólogo e coeditor da principal revista sobre o tema, a UFO, Marco Antônio Petit, muitos locais se popularizaram por episódios isolados e possuem um índice baixo de avistamento desses fenômenos. Segundo o pesquisador, há de fato cidades que apresentam um maior índice de relatos e que concentrariam essas aparições.

A Serra da Beleza, localizada na divisa dos distritos de Santa Isabel do Rio Preto e Conservatória, no município de Valença, interior do Rio de Janeiro, seria um dos principais pontos de avistamento. Para investigar os fenômenos, Petit se mudou para lá e morou por cerca de 12 anos no local. O ufólogo conta que foi ali que viu pela primeira vez um OVNI. "Fui para a Serra pelas histórias que ouvia, e em 1982 vi pela primeira vez. Estava com mais quatro pessoas e um objeto apareceu no céu. Fazia uma trajetória linear e sua aparição durou uns cinco minutos, tempo suficiente para pegarmos binóculos e analisarmos de perto", lembra.

O ufólogo diz que desde que iniciou sua pesquisa ouviu mais de 400 relatos de avistamento dentro do município, uma média alta em comparação com outras cidades. Na Serra da Beleza, começou a registrar em fotografias a trajetória de OVNIs. Com a velocidade do obturador lenta, Petit fotografou objetos em movimento, e o resultado é um traço linear luminoso. Outro local que o pesquisador indica para os curiosos e interessados no assunto é o município de Mucugê, localizado na Chapada Diamantina, Bahia. Os municípios de Iporanga, no estado de São Paulo, e Quixadá, no Ceará, também concentram um alto índice de relatos de moradores que afirmam ter visto OVNIs, que nessas regiões, além de casos de pousos de naves, contêm histórias de contato com seus tripulantes.

Para cada 100 casos de relatos investigados pelos ufólogos, apenas cinco são confirmados. "Seja em fotografias, filmagens ou depoimentos, apenas 5% resta como material com credibilidade", afirma Petit. Para ele, os outros 95% não são necessariamente fraude, mas erros de interpretação. Uma série de aspectos são analisados nos relatos e documentos que chegam a eles. "Temos que analisar a forma do objeto, distância aproximada, trajetória, tipo de movimento, e se a informação não for suficiente, não podemos dar um veredicto", diz.

Petit ainda procura entender o motivo que levaria possíveis seres extraterrenos a estes locais. Uma das hipóteses seria a presença da areia monazítica, encontrada em duas regiões diferentes. Com o apoio de um outro pesquisador que é geólogo, perceberam que tanto na Serra da Beleza, como em Mucugê, havia uma grande quantidade da monazítica, que segundo Petit, possui em sua composição o tório, um elemento radioativo. Para ele, é possível que os seres extraterrestres retirem o elemento radioativo da areia a partir de alguma tecnologia desconhecida em nosso planeta. Outra característica observada em mais de uma área com muitos relatos é a existência de falhas geológicas, ou seja, regiões mais sísmicas.
 
 
 
 
Agradecimentos a: 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo