quarta-feira, 18 de julho de 2012

Arquivos secretos do Vaticano são expostos em mostra em Roma


 
A biblioteca do Papa é um dos maiores mitos da história religiosa, cultural e política mundial. Os documentos, que retratam curiosidades da igreja, são revelados quatro séculos depois.
 
 
 
O Vaticano, menor país do mundo, abriu uma porta que ficou fechada durante quarto séculos. Entre os segredos dos muros vaticanos, a biblioteca do Papa, também chamada de Arquivo Secreto Vaticano, é um dos maiores mitos da história religiosa, cultural e política mundial. Agora, cem exemplares valiosos do arquivo serão mostrados ao público em uma iniciativa sem precedentes, expostas no coração de Roma, capital da Itália.


Por fora os documentos se parecem, mas o conteúdo, que vai de descrições a sentenças de morte, são bem diferentes. Entre os livros expostos está o original dos interrogatórios de Galileu Galilei, no qual o físico jura acreditar em tudo que ensina e prega a Igreja Católica, em uma tentativa de não ser morto como herege por causa de suas convicções.


A mostra também exibe o pergaminho de 60 metros de comprimento que contém as acusações contra os templários da França, cavaleiros de uma das primeiras e mais conhecidas ordens religiosas. Ao todo, 54 cavaleiros templários foram condenados a morrerem queimados pelo Papa Clemente V.


Em outra sala, a troca de cartas entre o Papa Bento XIV e o filósofo Voltaire, filósofo e poeta iluminista conhecido pela sua aversão às religiões tradicionais. Entre os dois, uma amizade baseada no respeito mútuo, que criou um problema diplomático. “Às vezes, a honestidade intelectual, que nos faz admirar as pessoas pelo que são, se choca com a necessidade de manter as razões do Estado e das relações institucionais”, afirma Marco Maiorino, curador da mostra.

http://g1.globo.com/globo-news 
 
Blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo