quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Outro planeta Terra á 12 anos-luz de distância?

Por Miguel Jorge
A eterna questão, há um planeta no universo com as condições de vida na Terra? Enquanto os estudos e as viagens no espaço tem tentando reunir informações para verificar a questão, os astrônomos vêm-se com uma nova possibilidade. Apenas 12 anos-luz de nosso planeta teria um com condições que poderiam suportar a vida .




Tau Ceti

É que os astrônomos parecem ter encontrado cinco planetas orbitando em Tau Ceti, a estrela mais próxima do nosso sistema solar, muito semelhante ao Sol em temperatura e luminosidade. Dos cinco exoplanetas, pelo menos, um estaria na zona habitável da sua estrela, com potencial para abrigar oceanos de água líquida na superfície.

Isso equivaleria a um exoplaneta de entre duas e seis vezes maior que a Terra. Um dos cinco novos planetas encontrados em torno de Tau Ceti, graças a uma técnica altamente sensível, a combinação de dados de mais de 6.000 observações de três telescópios diferentes.

Os astrônomos usaram um método de velocidade radial, que busca sequência no movimento de uma estrela causadas pela força gravitacional dos planetas. James Jenkins, um membro da equipe da Universidade de Hertfordshire, explicou:

Tau Ceti é uma das estrelas mais próximas ao Sistema Solar, seu brilho nos permite estudar as atmosferas desses planetas em um futuro não tão distante. Sistemas planetários em torno de estrelas próximas ao Sol indicam que são comuns a nossa Via Láctea.

De acordo com dados de 1990 foram descobertos mais de 800 planetas orbitando estrelas além do Sol é encontrado em torno de aproximação de estrelas como o sol são os mais interessantes para os pesquisadores, pois poderia abrigar um paralelo a Terra . Para Steve Vogt, outro dos investigadores:

Este achado está de acordo com nossa visão de que praticamente todas as estrelas têm planetas ea galáxia deve ter muitos desses planetas potencialmente habitáveis do tamanho da Terra. Além disso, eles estão em toda parte, mesmo muito próximo da Terra, como é o caso.

O professor Chris Tinney, da Universidade de Nova Gales do Sul, concluiu que:

Quando olhamos para o céu à noite, temos que considerar que pode haver mais planetas lá fora que não são estrelas, uma fração do que poderia ser habitável.

De qualquer forma, esta nova descoberta torna evidente a idéia de que em quase todas as direções, podemos ver planetas em torno de estrelas, perto e longe, em um catálogo que segundo os astrônomos existe atualmente 854 exoplanetas confirmados.


Este artigo apareceu primeiro em: ALT1040

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo