sábado, 2 de fevereiro de 2013

Foguete russo-ucraniano cai no Pacífico com satélite dos EUA

O foguete russo-ucraniano Zenit-3SL, que levava a bordo um satélite americano de telecomunicações, caiu nesta sexta-feira no Oceano Pacífico após ser lançado da plataforma flutuante do consórcio internacional Sea Launch, informaram fontes aeroespaciais russas. Segundo fontes citadas pela agência Interfax, o problema aconteceu na primeira fase do lançamento do foguete, que desde o início seguiu uma trajetória errada, possivelmente devido às condições meteorológicas, principalmente ao mar forte, que prejudicou a plataforma.




De acordo com as fontes, logo após o lançamento os sistemas do foguete detectaram uma situação fora de controle originada pela falta de estabilidade da plataforma, e para impedir danos acenderam os motores para desviar o foguete para longe da plataforma Odissey. O acidente de hoje pode levar à suspensão dos lançamentos dos Zenit-3SL até que as causas da queda sejam esclarecidas.

O presidente da agência espacial Energuia, Vitali Lopota, explicou que o acidente aconteceu cerca de 60 segundos depois da entrada em funcionamento do motor da primeira etapa do foguete. "Não há informação mais precisa. Os dados da telemetria estão sendo estudados", disse.

O foguete de fabricação ucraniana e com um bloco propulsor feito na Rússia foi lançado às 4h56 (Brasília) e levava a bordo um satélite de telecomunicações Intelsat-27. O lançamento de hoje foi o primeiro do programa Sea Launch para 2013.

O consórcio Sea Launch, formado por quatro empresas da Rússia, Noruega, EUA e Ucrânia, realizou até agora 34 lançamentos do Oceano Pacífico de foguetes Zenit-3SL com diferentes satélites comerciais.




Leia mais em:

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo