quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bola de fogo é registrada nos céus do Brasil

 Uma bola de fogo pôde ser vista nos céus do País no final da noite de terça-feira. Segundo o professor Gustavo Rojas, da Universidade Federal de São Carlos, tudo indica que o objeto era um foguete chinês, lançado há seis dias para colocar em órbita um satélite e que queimou ao retornar à atmosfera.

Segundo Rojas, a trajetória e o tempo de reentrada estavam previstos e coincidem, o que indica que realmente era o foguete chinês. "Todo foguete que é lançado em órbita, ele acaba caindo de volta na Terra. Ele é queimado na reentrada, isso é calculado (...) se sobrou alguma bomba, ela caiu no oceano", diz o professor, que complementa que esse tipo de evento é considerado comum.




O professor do Departamento de Astronomia da USP, Amaury de Almeida, explica o motivo da incandescência do material. “O detrito espacial viaja a milhares de quilômetros por segundo e, ao enfrentar a atmosfera mais densa da Terra, sofre com o atrito, que causa o aumento na temperatura e torna o material abrasivo”. Almeida conta ainda que uma forma de diferenciar pedaços de satélites e foguetes de meteoros é a coloração. Se esbranquiçado, a probabilidade maior é que se trata de lixo espacial. Meteoros apresentam cor mais escura.

JVH

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo