segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Solicitações de cidadania dos Trentinos


Sobre o Decreto chamado “Mille Proroghe” (DL. 30 de dezembro de 2009 n. 194), atualmente em exame pelas comissões associadas, Affari Costituzionali e Bilancio da Câmara, o deputado Fabio Porta apresentou uma emenda dirigida à inserção do adiamento de cinco anos dos prazos finais previstos pela lei n. 379 de 14.12.2000, para a solicitação de cidadania italiana por parte dos cidadãos que habitavam no território, hoje italiano, que pertenceu no passado ao Império Austro-Húngaro, e seus descendentes.



Sobre a mesma questão, já foi apresentado recentemente um projeto de lei, por parte dos deputados Froner, Porta e Narducci, para eliminar o final do prazo para a apresentação da solicitação por parte dos interessados, coerentemente com o que já está decidido por lei (n. 124, de 08.03.2006) para os habitantes dos territórios uma vez italianos que foram cedidos à ex Iugoslávia.


- Considerei, juntamente com os colegas Froner e Narducci, aproveitar a ocasião do decreto chamado “Mille Proroghe” para prolongar os prazos finais de apresentação dos pedidos de cidadania por parte daqueles que habitaram os territórios hoje italianos e que pertenceram ao ex império austríaco, não só para atender a um sacrossanto direito de pessoas de sentimento e cultura italiana, mas também para determinar as condições para que o Parlamento possa adotar a solução estratégica da questão, por nós proposta, isso é, a extinção completa dos prazos fixados na lei n. 379. Isso já ocorreu em relação aos habitantes dos territórios italianos cedidos à ex Iugoslávia e não existe razão plausível para que as situações não sejam reconhecidas como de mesma natureza -, defendeu, Porta.


- Faço votos que, sobre esses aspectos de reconhecimento dos direitos de cidadania, não se aplique o simples mecanismo de competência da maioria, mas que se possam participar todos juntos para uma solução esperada e justa. Faço apelo aos colegas, aliás, em particular àqueles eleitos no Trentino, para que juntem suas vozes à nossa, tanto em comissão quanto em sessão, quando o decreto vier para a converção definitiva - concluiu o parlamentar”.



 Redação revista eletrônica Oriundi
http://www.oriundi.net/

blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo