sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sabores da Itália

Promovendo os sabores e a tradição gastronômica de suas Regiões, a Itália participa da 26ª Fispal Food Service, que acontece de 7 a 10 de junho de 2010, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Antecipando uma série de eventos que serão realizados em 2011, em comemoração ao Ano da Itália no Brasil, o Pavilhão Italiano traz uma grande variedade de produtos como massas, molhos, azeites e vinhos, mediante a presença coletiva de 13 empresas.

A iniciativa é organizada pelo ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior, entidade governamental ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, que atua na promoção e intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países.

Segundo Giovanni Sacchi, diretor do ICE no Brasil, a participação visa aumentar e diversificar as exportações de alimentos e bebidas do país Europeu com o Brasil, bem como abrir novos mercados, investir, produzir e criar novas parcerias.

"As iniciativas promovem oportunidades de negócio para a indústria alimentar em mercados estratégicos e salientam a qualidade e diversidade dos produtos agroalimentares italianos", afirma.
Dentre os produtos destacam-se: vinhos (espumantes, brancos e tintos), azeites de oliva extra-virgem, grãos e vegetais em conserva, vinagre balsâmico, molhos de tomate e massas diversas.
Cozinha Gourmet de Molise - A grande novidade do Pavilhão Italiano no evento é a Cozinha Gourmet do Molise, que apresentará receitas exclusivas de massas, risotos e polentas elaboradas com produtos típicos dessa região, junto a degustações de azeites e produtos à base de tartufo, vinhos, cafés, bolachas, doces e produtos de panificação, confeitos, frios e queijos de 19 empresas da Região.
Comandada pela chef Hirla dos Reis, especializada na gastronomia local do Molise, a iniciativa visa promover a alta qualidade dos produtos da Região aos visitantes da feira.

Situada no centro-sul da Itália, a Região do Molise destaca-se pela produção de vinhos, tartufos, azeitonas, azeites, queijos e cereais. Suas trufas, em particular, são reconhecidas mundialmente pela alta qualidade e sabor incomparável.
A cozinha do Molise é tipicamente autêntica e sóbria na preparação, mas altamente genuína nos produtos e ingredientes utilizados. Prevalecem os pratos à base de massas caseiras e carnes, sobretudo cabrito e cordeiro, além dos peixes e frutos do mar da zona costeira. 
Os tartufos do Molise - Considerados uma das maiores iguarias da alta gastronomia italiana, os tartufos (ou trufas), são fungos raros encrespados que se formam sobre raízes de árvores, colhidos com a ajuda de cães farejadores de trufas ou de porcas. As trufas brancas da Itália são reconhecidas mundialmente pela qualidade e sabor.

O clima, especificamente o da Região Molise, torna seus tartufos únicos, celebrados e cobiçados no mundo todo. Além dos tartufos, a Região é celebrada pelos produtos a base de trufas como azeites, conservas e antepastos.

Intercâmbio Brasil-Itália - Atualmente, a Itália ocupa lugar de prestígio no mercado mundial de produtos agroalimentares devido a uma série de medidas voltadas ao crescimento do setor.
Incentivos públicos e privados fizeram com que a cadeia produtiva da indústria italiana crescesse a cada ano. O país dedica grande parte de sua produção às exportações, sendo a Alemanha, França, Reino Unido e EUA os seus maiores compradores. No ranking de países fornecedores de alimentos para a Itália, a Alemanha ocupa o primeiro lugar, enquanto o Brasil o sexto. Entre outros produtos, estão na pauta das exportações brasileiras: soja, café, cacau e carnes.

No Brasil a presença de produtos agroalimentares italianos já está consolidada. Os setores de maior interesse são: massas, azeites de oliva, vinhos e doces.
O ICE, no Brasil em particular, desenvolve intensa atividade na identificação de representantes e agentes comerciais, bem como de projetos de colaboração produtiva (transferências de tecnologia, concessão de licenças, joint-ventures, etc), considerados objetivo prioritário em sua estratégia neste mercado.
O ICE é uma instituição do Governo Italiano ligada ao Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico que, com uma rede de 117 escritórios espalhados por 87 países e outros 17 na Itália, promove os produtos, as tecnologias e os serviços italianos no mundo, dando particular atenção aos interesses e às necessidades das pequenas e médias empresas. Também trabalha para estimular o investimento direto italiano no exterior, bem como para atrair investimentos estrangeiros à Itália.

Serviço:
Pavilhão Italiano - ICE/ Cozinha Gourmet do Molise
Ruas F/ G, estandes 191/ 192
26 ª Fispal Food Service
Data: de 7 a 10 de junho de 2010 - das 13h00 às 21h00
Local: Expo Center Norte, São Paulo - SP

Informações à Imprensa
Instituto Italiano para o Comércio Exterior
Deptº para a Promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália
Regina Di Marco rdimarco@uol.com.br
Silvia Colaianni rm-comunicacao@uol.com.br
T +55 11 2950.4820

http://www.ice-sanpaolo.com.br/

www.italtrade.com/brasil
http://www.ice.gov.it/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo