Exposição dos 'Chapéus do Cinema' na Itália
Montappone - Uma exposição dedicada aos "Chapéus do Cinema", na qual podem admirar-se algumas das criações do artesanato local, tal como foram usados por atores famosos em filmes memoráveis, foi inaugurada neste fim de semana em Montappone, uma cidade da província de Fermo, na região Marche, centro da Itália.
"Quando éramos crianças, com um chapéu na cabeça e um pano sobre os ombros, virávamos cavaleiros, príncipes, piratas e bandidos: éramos figurinistas de nós mesmos, vestíamos nossos sonhos e nossas fábulas", explicou à ANSA Giuliano De Minicis, que teve a ideia da mostra.
Os modelos expostos foram doados por algumas das principais casas de produção vinculadas à indústria cinematográfica, como GP 11, Costumi d'arte, Pieroni Cappelli e Farani.
De Piero Gherardi, por exemplo, se podem admirar sete chapéus criados para Giulietta Masina e Sandra Milo em "Giulietta degli Spiriti" de Federico Fellini, e quatro gorros masculinos para "L'armata Brancaleone" (O Incrível Exército de Brancaleone) de Mario Monicelli.
Outro mestre artesão, Piero Tosi, é representado por suas contribuições para os trajes magníficos dos filmes de Luchino Visconti: o chapéu de feltro usado por Burt Lancaster em "Il Gattopardo" e o quepe de Farley Granger em "Senso".
Danilo Donati criou modelos para Richard Burton em "La bisbetica domata" (A Megera Domada, inspirado em comédia homônima de William Shakespeare) de Franco Zeffirelli, mas é particularmente conhecido por suas colaborações com Pier Paolo Pasolini, como o véu com aureola usado por Silvana Mangano em "Decameron", e chapéus usados em "Il Vangelo secondo Matteo" e "Il Fiore delle Mille e Una Notte".
Tampouco faltam criações mais recentes, como alguns chapéus de "L'Ultimo Imperatore" de Bernardo Bertolucci (Ugo Pericoli), "La Vita é Bella" de Roberto Benigni (Gaelle Allen), "Barbarella" de Roger Vadim (Fontenay), "Gangues de Nova York" de Martin Scorsese (Sandy Powell) e "A Agonia e o Êxtase" de Carol Reed (Vittorio Nino Novarese).
Entre os chapéus notáveis usados em filmes internacionais está o modelo de Johnny Depp em "Charly and the Chocolate Factory" (A Fantástica fábrica de chocolate) de Tim Burton, ou aquele que o mesmo ator vestiu na série "Piratas do Caribe".
Também poderão ser vistos os chapéus criativos de Milena Canonero para Kirsten Dunst em "Marie Antoinette" de Sofia Coppola e outro no estilo pirata, desenhado por Anthony Powell para Walter Matthau em "Piratas" de Roman Polanski.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)