segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Arquivos sobre óvnis vão ser abertos

Aeronáutica regulamenta acesso às informações.  
Para ufólogos, isso facilitará a comprovação da 
existência de vida extraterrestre.    
 
David Duchovny se imortalizou para o mundo ao interpretar o personagem Fox Mulder na série Arquivo-X. Em parceria com Dana Scully, ele investigava pelo FBI fenômenos sobrenaturais que teriam ligação com alienígenas. No seriado, o agente encarava a dificuldade em obter documentos relacionados aos óvnis (objetos voadores não identificados) e a resistência do próprio governo em tratar do assunto. No Brasil, o problema, em tese, deixou de existir para Mulder desde terça-feira: uma portaria publicada pela Aeronáutica regulamentou o acesso às informações. Para ufólogos, a disponibilização dos documentos vai facilitar a comprovação da existência de vida extraterrestre.   

Oficialmente, mais de 1,5 mil páginas com informações sobre alienígenas no Brasil, entre as décadas de 1950 e 1989, podem ser encontradas no Arquivo Nacional de Brasília. Segundo ufologistas, são mais de 4 mil. Em breve, a instituição promete liberar os documentos da década de 1990. Não há prazo até o momento para que os documentos sejam disponibilizados na internet. Para consultar, ainda é preciso ir até o local. Mes­mo estando no Arquivo Nacional, a responsabilidade pelo envio dos materiais segue com a Aeronáutica. Os registros são enviados ao Centro de Docu­mentação e Histórico da Aeronáu­tica e, em seguida, ao Arquivo Nacional.  

Para o editor da revista Ufo Bra­­­sil e presidente do Centro Bra­silei­ro de Pesquisas de Discos Voado­res, Ademar José Gevaerd, o acesso aos arquivos é batalha antiga (desde 2004) e joga luz sobre o assunto. “Na prática, muda tudo para os es­­tudiosos. Antes, havia uma nebulosidade sobre o assunto. Agora, todos os registros devem ser passados ao Arquivo Nacional”, afirma. O coordenador da Comissão Brasi­leira de Ufólogos, Fernando de Aragão Ramalho, diz que os ufólogos podem finalmente desempenhar seu papel: informar a sociedade. “Com os arquivos militares, será possível entrar nessa caixa fechada, que é a ufologia militar”, diz.  


Ponta do iceberg

Apesar de comemorar o avanço, os pesquisadores desconfiam que somente a “ponta do iceberg” será di­­vul­­gada. Na avaliação de Ge­­vaerd, é preciso definir conceitos para a liberação de informações. “Todos os registros serão disponibilizados? Quantos fenômenos foram efetivamente pesquisados, com que resultados? De lá para cá, os casos relatados serão investigados ou simplesmente armazenados?”, questiona. “Sabemos que está faltando muita coisa, inclusive o que já deveria ter sido repassado”, diz Ramalho. Por meio de e-mail, a Aeronáutica informou à Gazeta do Povo apenas como vai funcionar o arquivamento dos documentos.

A Aeronáutica diz não dispor “de uma estrutura especializada para realizar investigações científicas a respeito desses fenômenos aéreos, restringindo-se ao registro de ocorrências e seu trâmite para o Arquivo Nacional”. O presidente da Associação Nacional dos Ufólogos do Brasil, Rafael Cury, entende que a Aeronáutica não tem obrigação de pesquisar os fenômenos. “Compete à ciência, aos ufologistas, tentar encontrar explicações, mas ainda se trata de uma ciência fragmentada. Porém nos últimos anos o interesse dos cientistas sobre o tema cresceu.”


Filmes

O mundo alienígena sempre fez parte do imaginário do cinema. Veja alguns filmes que tratam do tema.

Contatos imediatos de Terceiro Grau, 1977 – Uma cidade tem sua vida alterada após entrar em contato com alienígenas.

Et, o extra-terrestre, 1982 – Um garoto passa a proteger um extra-terrestre,que ficou perdido na terra.

Cocoon, 1985 – Relata a história de um grupo de idosos que se sente rejuvenescido após se encontrar com aliens.

Intruders, 1993 – Psiquiatra de um hospital de Los Angeles acaba descobrindo ocorrências relacionadas aos Ovnis.

Fogo no Céu, 1993 – Narra a suposta abdução sofrida por Travis Walton, em Snowflake, no Arizona.

Independence Day, 1996 – Uma invasão maciça do exército extra-terrestres ataca toda a terra simultaneamente.

Contato, 1997 – Uma pesquisadora recebe sinais da existência de vida alienígena. Ela está disposta a qualquer coisa para fazer contato.  

Arquivo-X, o filme, 1998 – Os agentes do FBI Fox Mulder e Dana Scully investigam a existência de um vírus mortal, que pode ter origem extra-terrestre.  

Sinais, 2002 – Misteriosos sinais passam a ser encontrados em plantações, sem que se saiba quiem é o responsável por isso.  

Guerra dos Mundos, 2005 – Um exército extra-terrestre invade a terra, aniquilando o que vê pela frente.  

Distrito 9, 2009 – Um grupo de alienígenas aparece como refugiado na África do Sul.

Fonte: Gazeta do Povo

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo