terça-feira, 24 de agosto de 2010

A cultura como ferramenta de cooperação

La Paz - A literatura italiana, com o poeta Enrico Testa e o narrador Gianni Morelli, é a convidada de honra da mais importante Feira do Livro da Bolívia, por mãos do embaixador, escritor e pintor Silvio Mignano, que dá à sua gestão diplomática em La Paz uma forte componente cultural.

A Itália ocupa um dos 160 estandes da feira "Celebremos a Bibliodiversidade", que este ano destaca a diversidade de formatos, conteúdos e linguagem de editores grandes e pequenos, "sem discriminação", como corresponde aos tempos de mudanças que sopram na Bolívia, de acordo com a ministra da Cultura, Zulma Yugar.

"A Itália este ano é a convidada de honra depois de muitos anos nos quais já pudemos desenvolver atividades de alto nível e oferecer muitos encontros com autores importantes", explicou à ANSA Silvio Mignano, embaixador italiano em La Paz.

"Este ano, obviamente, temos o dever de fortalecer ainda mais nosso compromisso e o faremos com imenso prazer. Para nós é também uma forma de fortalecer os laços entre nossos países", acrescentou.
Nos últimos anos, Mignano é o representante italiano que deu a maior ênfase à difusão cultural. No encerramento da feira, em cuja abertura foi o personagem central ao lado da ministra Yugar, entregará uma doação de 6 mil livros de literatura italiana traduzida para o espanhol para as escolas bolivianas.

"Viajando com a literatura" fechará o ciclo de doações já feitas pela Itália nas principais capitais estaduais da Bolívia. "Cremos que a cultura e a literatura sejam um instrumento essencial para o crescimento do país, dos povos e também da amizade", disse Mignano.

Com este critério foi possível a chegada à Bolívia de Enrico Testa, um dos mais importantes poetas italianos vivos, para apresentar a primeira edição em espanhol de uma antologia de seus poemas.

Também chegou o narrador Gianni Morelli, que trouxe uma história fictícia que é uma viagem imaginária à Bolívia do século XX. "Amori, altopiani e macchine parlanti" (Amores, altiplanos e máquinas falantes) se inspira em uma primeira visita, na década de 70, à Argentina, Bolívia e Peru.

O estande italiano é sem dúvida só uma ponte para ensinar o vasto campo do apoio cultural a este país andino. Nesse plano está, por exemplo, um manual para a restauração de obras de arte, juntamente com a oferta de cursos de italiano e a cátedra de italiano na principal universidade boliviana.

O pacote inclui oportunidades de bolsas de estudos na Itália e encontros entre escritores italianos e bolivianos, como Testa e Morelli com os bolivianos Benjamín Chávez, William Camacho, Ramón Rocha Monroy. "É uma oferta rica e variada", enfatiza Mignano.

A Feira é também cenário de apresentação de "Plantas Medicinais", "Yachay Tinku", "Encontro de duas Culturas" e "O povo da montanha sagrada", produzidos pela Cooperação Italiana e a Editora Gente Comum.

Na noite do último sábado (21), o ponto alto foi a apresentação de "Naúsicaa, uma lição sobre o amor", a primeira novela de Mignano traduzida ao espanhol pela Editora Gente Comum.

O encontro com Enrico Testa está previsto para a próxima quarta-feira (25), quando apresentará seu livro "Lento viaje de la sombra" (A lenta viagem da sombra), primeira tradução para o espanhol da mesma editora.

No próximo sábado (28) será a vez de uma noite de leitura de poesia, "Mescolando voci" (Misturando vozes), com a participação de Benjamín Chávez da Bolívia, Alex Fleites de Cuba, Enrico Testa e Silvio Mignano da Itália, aberta para a participação geral.

Neste mesmo dia haverá um encontro sobre o romance histórico a partir do trabalho de Gianni Morelli e do boliviano Ramón Rocha Monroy, prêmio nacional de novela e autor de Potosí 1600.

A 15ª edição da Feira Internacional do Livro de La Paz começou no dia 18 e termina no dia 29 de agosto. O Brasil é o país homenageado.
 
Da www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo