sexta-feira, 27 de agosto de 2010

'Italianistas" em Cagliari afirmam que a língua agoniza

Cagliari - "A língua italiana apresenta um péssimo estado de saúde e está ameaçada de extinção. Atualmente só falamos um slang ditado pela invasão dos 'americanismos' e uma linguagem tecnológica e televisiva. Estamos de joelhos e impedidos de nos defender, ao contrário da França, que reagiu. O nosso é um país tele-atônito", disse o escritor siciliano Vincenzo Consolo, em paralelo à conferência internacional "Insularità e cultura mediterranea nella lingua e nella letteratura italiane".

Professores de língua italiana chegaram a Cagliari procedentes de 25 países estrangeiros. Além de Camarões, há professores de Brasil, Croácia, Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Polônia, Rússia, Malta, Canadá, França, Noruega, Eslováquia, Áustria, Israel, Reino Unido, Romênia, Irlanda, Tunísia e Portugal.

A universidade da capital sarda é sede da 19ª Conferência internacional dos 'italianistas'. Serão 12 sessões diárias, de ontem até o próximo dia 28, distribuídas entre as Faculdades de Letras e Filosofia e Literaturas Estrangeiras

O tema dos quatro dias de alto valor científico se divide entre seminários e conferências com as duas grandes ilhas, Sardenha e Sicília, representadas nos dois pólos, acadêmico e de produção literária, sob uma ótica de comparação linguística-cultural com o resto da Itália e o Mediterrâneo.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo