sexta-feira, 24 de setembro de 2010

3ª edição da Coleção Identidades Culturais, com a história da imigração italiana na região de Ribeirão Preto, será lançada nesta sexta-feira


Foto: Divulgação
A influência cultural dos italianos em Ribeirão Preto é revelada na publicação da Coleção Identidades Culturais.

Em meio às comemorações e tradições italianas, realizada durante o 5º Festitália - Festival da Cultura Italiana, que tem início nesta sexta-feira, dia 24, no Alto do São Bento, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Instituto do Livro, lança o livro “Italianos em Ribeirão Preto”. Terceira edição da “Coleção Identidades Culturais”, a obra é resultado de pesquisa da professora Liamar Izilda Turon, que realizou um trabalho sobre a influência cultural dos italianos em Ribeirão Preto, além de conter diversas ilustrações, cedidas pelo Arquivo Público e Histórico da cidade.

Com início no mês de janeiro deste ano, a produção da “Coleção Identidades Culturais” está vinculada ao projeto “Rede de Cooperação Identidades Culturais” e tem por objetivo realizar pesquisa e divulgação da produção cultural ribeirão-pretana, quando serão produzidos 12 volumes, sendo quatro a cada ano. Para a secretária da Cultura, Adriana Silva, a coleção traz à população um maior conhecimento sobre a história de Ribeirão Preto. “A maior vantagem deste projeto é disponibilizar aos moradores da cidade todo o conhecimento adquirido por meio do trabalho de pesquisa realizado”, explica Adriana.

As edições anteriores, lançadas durante este ano, tiveram como tema o carnaval e as Indústrias Matarazzo. Resultado da pesquisa de Washington Bessa, o livro “Carnaval Festa do Povo” mostra a trajetória carnavalesca na cidade de Ribeirão Preto desde a época de François Cassoulet até os dias de hoje. Já o trabalho de pesquisa do arquiteto Henrique Telles Vichnewski, que realizou estudos na área de arquitetura industrial, com foco na tradicional história da indústria Matarazzo em Ribeirão Preto, resultou na 2ª obra da coleção, com o título “Indústrias Matarazzo em Ribeirão Preto”.

Dia Municipal do Imigrante Italiano - No dia 20 de fevereiro deste ano, a prefeita Dárcy Vera sancionou o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Imigrante e inclui a data no calendário das festividades de Ribeirão Preto.

Redação revista eletrônica Oriundi

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo