quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Aumentam denúncias contra violação dos direitos humanos

Os mineiros estão mais vigilantes quando o assunto é a violação dos Direitos Humanos. O número de denúncias recebidas pelo 0800 031-11 19, o Disque Direitos Humanos, teve um salto de 23%, quando comparado os oito primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2009. Foram 3.393 contra 2.774 relatos. Os dados são da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que coordena o programa. 

“A população vem utilizando o serviço cada vez mais para denunciar assuntos relacionados à violência contra as pessoas desprotegidas. Todos estão atentos a zelar pelos direitos humanos”, diz o coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha. Segundo ele, os crimes contra crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e mulheres foram os mais denunciados, nos últimos dois anos. 

As violações contra os direitos da criança e do adolescente lideram a lista e são responsáveis por 71% das denúncias recebidas de janeiro a agosto de 2010. A violência física intrafamiliar, negligência e abandono e abuso sexual extrafamiliar engrossam a lista com o maior número de denúncias. 

Além dos crimes citados, o Disque Direitos Humanos recebe denúncias e presta orientações sobre abuso de poder, administração pública, assistência social, educação, meio ambiente, proteção ao cidadão, entre outros.

Como funciona   

O Disque Direitos Humanos recebe denúncias de todo o Estado e também presta orientações de assuntos relacionados às violações dos direitos. O serviço é gratuito e sigiloso. Jorge Noronha ressalta, no entanto, a importância de ter o máximo de informações possíveis na hora de denunciar. “Para termos êxito na investigação do caso é essencial que o denunciante tenha boas informações sobre a vítima”, explica.

Todas as denúncias são encaminhadas para conselhos responsáveis, delegacias especializadas, promotorias e redes de assistência.

Mobilização e campanhas

Minas Gerais, desde 2008, vem intensificando campanhas que envolvem toda a sociedade civil e mobiliza a população a denunciar casos de violência.  Em maio daquele ano teve início a Campanha Proteja Nossas Crianças, uma das maiores iniciativas já realizadas de combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes no País. No mesmo ano, também foi lançada a Campanha Fala Mulher. Mensagens veiculadas nas diversas emissoras de rádio de Minas incentivaram as mulheres a denunciar agressões usando o serviço gratuito.

Já em outubro de 2009 foi lançada a campanha de valorização da pessoa idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população “da melhor idade”.  

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo