quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Medidas de segurança da RF agradam, mas despertam desconfiança

Especialistas elogiam e criticam pontos apresentados pelo Ministério da Fazenda.  

Episódio raro em qualquer governo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu nesta terça-feira (14) que funcionários da Receita Federal manipularam informações fiscais sigilosas. Diante do fato, tanto ele quanto o secretário do órgão, Otacílio Cartaxo, comunicaram oito medidas para reforçar a segurança do sistema de acesso aos dados. 

Veja as medidas anunciadas pelo ministro 

Especialistas ouvidos pelo R7 receberam bem as mudanças. Alguns apontaram, contudo, que a reação a esses problemas graves foi feita de forma afobada.

O principal problema, de acordo com as fontes ouvidas pela reportagem, está na oitava medida anunciada nesta tarde. Nela, o ministério da Fazenda diz que buscará aumentar as penalidades dos infratores. Atualmente, se o funcionário acessar algum dado sigiloso sem motivo justificável, ele sofre uma advertência e, depois, responde judicialmente pelo ato. Com a possível mudança, a pessoa pode até ser demitida.

A questão principal é que o governo afirmou que fará essa mudança por meio de medida provisória. Porém, a Constituição não permite que uma alteração como essa seja adotada usando esse caminho, por se tratar de uma matéria penal.

O advogado criminalista Luís Guilherme Vieira lembra que a última vez que viu uma mudança desse tipo foi quando o ex-presidente José Sarney redigiu uma medida provisória para criminalizar quem aumentasse preços nos supermercados.

- Eu espero que essa “batatada” não se repita. É uma balela querer ter uma MP para efeitos de criminalização. Não tem de aumentar pena de nada, tem é de aumentar o controle geral dos dados que atingem não apenas o sigilo fiscal, mas a dignidade do cidadão.

A segunda crítica verificada pelo R7 diz respeito ao anúncio de que, a partir de agora, a Receita deixará apenas nas mãos do contribuinte a decisão de tornar públicas ou não as suas informações sigilosas. Como algumas das denúncias recentes envolveram procurações falsas, o órgão decidiu que, caso seja do interesse do cidadão, ele poderá negar o acesso aos seus dados por meio de procuradores.

O ex-secretário da Receita Everardo Maciel diz acreditar que essa deveria ser a regra, e não a exceção. Para ele, o problema está no grau de confiabilidade de uma procuração.

- O certo seria o contribuinte informar que não aceita procurações. Falsifica-se moeda, ora. Se esse negócio [procuração] realmente funcionasse, se fosse realmente confiável, não teríamos casos de falsificação estourando por aí.

Segundo Maciel, a solução passa por um sistema de alertas confiável somado a uma criteriosa distribuição de senhas de acesso aos dados cadastrais dos contribuintes do Fisco. Ambas as medidas foram anunciadas pelo Ministério da Fazenda. Mas o ex-secretário diz acreditar que há mais a ser feito.

- Estão tentando aperfeiçoar o obsoleto. Tem de se pensar em tecnologias novas para isso, como os “tokens” de banco [dispositivo eletrônico que alguns bancos fornecem a seus correntistas que geram senhas aleatórias, aumentando a segurança de acesso aos dados de suas contas]. Além disso, o que o Brasil realmente precisa é de uma legislação que puna o abuso de autoridade de forma radical, porque a atual é ridícula.

Fonte: R7

jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo