quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Brasil terá centro para estudar vida fora da Terra

arquivo virtual
Por Alexandre Gonçalves 


Um laboratório em Valinhos, a 90 km de São Paulo, investigará quais as chances de existir vida fora da Terra. O pós-doutorando Douglas Galante falou sobre o projeto no simpósio Frontiers of Science, realizado há uma semana em Itatiba, interior de São Paulo. Galante é bacharel pelo Curso Experimental de Ciências Moleculares da USP. No doutorado, estudou os feitos astrobiológicos dos raios gama. Pós-doutorando do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. O encontro, que abordou temas tão diversos como neurociência e biocombustíveis, reuniu jovens cientistas da Inglaterra e do Brasil, marcando as comemorações pelo 350º aniversário da Royal Society, a mais antiga academia de ciências do mundo.

Que perguntas a astrobiologia pretende responder? A origem e a evolução da vida no universo, a existência da vida fora da Terra e o futuro da vida no nosso planeta.

E como ela encontra respostas para essas perguntas? Para responder à questão sobre a origem da vida, por exemplo, você precisa descobrir primeiro como foi a origem dos elementos químicos, a formação dos elementos pré-bióticos, o surgimento das células primitivas e o início dos mecanismos genéticos. São questões complexas. Por isso, a idéia da astrobiologia é reunir cientistas de várias áreas para chegar às respostas.

Quais os esforços nesta área no país? Estamos montando o Laboratório de Astrobiologia (AstroLab), em Valinhos, ligado ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP). Contaremos com o apoio de pesquisadores da UFRJ e do Instituto Oceanográfico da USP. Os equipamentos para o laboratório de microbiologia já chegaram. Em dois meses, deverá estar funcionando. A verba para construção das câmaras planetárias, que simularão as condições para a vida fora da Terra, já foi aprovada. A liberação e construção devem ocorrer nos próximos meses.

É possível imaginar a vida sem carbono e água? Na ficção científica, você encontra menções a formas alternativas de vida, como a vida baseada em silício, uma substância capaz de formar polímeros parecidos com os do carbono. Mas o silício, apesar de ser o segundo elemento mais versátil, permanece muito aquém do carbono. Você não conseguiria formar a variedade de compostos que acompanham a vida na Terra. Já o solvente, acredito que existam alternativas para a água. Talvez um solvente orgânico misturado com sal seja um bom substituto. Encontraram, por exemplo, metano e etano líquidos em Titã, um satélite natural de Saturno.

Como vocês pretendem investigar a vida nos planetas fora do Sistema Solar, os exoplanetas? Não será uma tarefa simples. Há cerca de 470 exoplanetas identificados até agora. Conhecemos suas massas e algo sobre suas órbitas, mas não sabemos quase nada sobre suas propriedades físicas. Precisamos apontar nossos telescópios para eles, captar sua luz, tirar um espectro dela e tentar descobrir assinaturas das moléculas que compõem sua atmosfera. Já conseguimos aplicar a técnica para gigantes gasosos, mas não para planetas rochosos como o nosso. Precisamos esperar a próxima geração de telescópios. Mesmo assim, será só o primeiro passo. Descobrir a presença de oxigênio em um exoplaneta não comprova a existência de formas de vida que realizam fotossíntese, por exemplo.

Saiba mais:


Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo