quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Curso Imigração Italiana e Genealogia



Caro(a) ítalo-brasileiro(a),

Venho recebendo consultas de pessoas interessadas em inscrever-se para a próxima edição do Curso “Imigração Italiana: dados históricos e pesquisa genealógica”. Assim, mesmo sabendo das dificuldades de programar atividades no final do ano, estou enviando essa consulta. Desde que haja um número suficiente de inscritos, faremos o Curso em São Paulo, em dois finais de semana em novembro.

Portanto, solicito ao(à)s interessado(a)s que verifiquem a real possibilidade prática de fazer o Curso conforme as informações abaixo, e caso queiram fazer sua reserva de vaga, enviem-me um email, em resposta a este.

Saudações,

Virginio


12º Curso “Imigração Italiana: dados históricos e pesquisa genealógica”

Objetivos do Curso: Fornecer aos participantes uma visão histórica básica sobre a Itália e o Brasil em fins do séc. XIX e início do séc. XX, as técnicas para iniciar sua própria árvore genealógica, e informações gerais sobre o reconhecimento da cidadania italiana.

A quem se destina: A ítalo-descendentes que queiram pesquisar sua própria história familiar, e a quaisquer interessados na imigração italiana. O Curso é ministrado em linguagem acessível, num clima participativo, e não há pré-requisitos.

Alguns pontos do conteúdo:

• História da Itália; causas da Grande Emigração/Imigração; a viagem; a vida do imigrante;
• Divisão administrativa atual da Itália, mapas da Itália, aspectos geográficos e culturais;
• Nome/sobrenome: origens; registros eclesiásticos e civis, italianos e brasileiros; alterações no Brasil;
• O tipo mais simples de gráfico genealógico: a árvore de costado; outros tipos de representação;
• Genealogia no computador e Internet;
• Cidadania italiana - o que é? Passaporte: vantagens, mas também deveres. Documentos, passos, prazos;
• Bibliografia sobre imigração italiana/café/ferrovias/cidades;
• Glossário genealógico português/italiano/inglês.
Duração: 16 horas-aula, com Certificado.

Local: no bairro de Santo Amaro (proximo à estátua de Borba Gato e Av. Santo Amaro 6700), São Paulo, SP. (Endereço e indicações de acesso por vários meios serão informados aos inscritos).
Datas/horários: 4 aulas, respectivamente nos dias 20 (sábado), 21 (domingo), 27 (sábado) e 28 (domingo) de novembro de 2010, sempre das 14:00h às 18:00h.

Inscrição: R$ 120, metade na inscrição e metade com cheque pré-datado para o dia 26 de novembro. Faça inicialmente a sua reserva de vaga. Confirmada a realização do Curso, você receberá instruções sobre como fazer a inscrição, que só se completará com o efetivo depósito da primeira parcela.

Vagas limitadas – Para reserva de vagas ou esclarecimento de dúvidas: mande email para curso@imigracaoitaliana.com.br  ou virginio@uol.com.br  .

NOTA: o Curso é focado na história da imigração italiana e na pesquisa genealógica individual. A cidadania italiana é brevemente mencionada. Naturalmente as informações fornecidas e as técnicas ensinadas vão facilitar a obtenção de documentos que podem ser usados para o processo de reconhecimento da cidadania italiana, mas o objetivo do Curso não é o de ensinar “como tirar o passaporte italiano".
 
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo