quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A evolução do inferno

Embora eu seja um cristão conservador (Reformada Batista), eu já não acredito que a Bíblia ensina ou apóia a visão tradicional do inferno com a sua doutrina do tormento eterno ou sofrimento.

By Babu G. Ranganathan

A Bíblia ensina o castigo eterno, mas que o castigo eterno, em última análise não é o sofrimento eterno.
justa ira de Deus não é um fim em si mesmo mas um meio para um fim - que acabam sendo a destruição total e literal dos ímpios. Nem a vontade de Deus permitir que o pecado existe para a eternidade, mantendo vivo os pecadores para a eternidade no inferno. Nem é necessário tormento eterno de Deus para satisfazer a Sua justiça eterna.
Mas, que sobre essas passagens da Bíblia que dizem que os ímpios vão para "fogo eterno", e que no inferno haverá "choro e ranger de dentes para todo o sempre", e outras passagens similares que parecem ensinar tormento eterno? Examinaremos, neste artigo, essas e outras passagens da Bíblia à luz do contexto da Escritura e, comparando Escritura com Escritura.
Poucos na sociedade perceber o quanto a filosofia grega antiga influenciaram o pensamento cristão sobre o inferno.
Os antigos gregos acreditavam e ensinavam que a alma humana é imortal e indestrutível. Quando o cristianismo primitivo adotado essa crença, em seguida, tornou-se lógico acreditar que aqueles que vão para o inferno deve sofrer o tormento eterno.
Mais do que ninguém, os primeiros bispo da Igreja Agostinho influenciou adopção do cristianismo primitivo desta antiga crença grega sobre a natureza da alma. Agostinho era um grande admirador e seguidor do filósofo grego Platão, mesmo após a conversão ao cristianismo. Foi Platão que sistematicamente formularam a crença grega antiga e do pensamento sobre a natureza da alma humana.
A Bíblia, no entanto, ensina que o homem por natureza é completamente mortal e que a imortalidade é um dom de Deus para ser realizada apenas no dia da ressurreição para aqueles que depositam sua fé e confiança no Filho de Deus Jesus Cristo para a salvação, porque a morte de Cristo na Cruz integralmente pago por nossos pecados e Sua ressurreição dos mortos é a garantia da imortalidade futura para todos os que nEle crêem.
Embora os ímpios no inferno, por um período, sofrerão conscientemente por seus pecados individuais, a pena máxima para o pecado em si será a morte eterna da alma e do corpo e da perda eterna para a imortalidade. Isso é o que a Bíblia quer dizer com o castigo eterno - a perda eterna da imortalidade e da vida. Curiosamente, mesmo Adão e Eva não foram criados como imortal desde o início. É por isso que foi colocado a Árvore da Vida no meio do Jardim do Éden.
Se a dor é necessária para aplicar a pena, então por que algumas sociedades têm a pena de morte? Quando um assassino é posto à morte ele já não sente dor. Se ele fez, então ele não seria morto. Uma coisa é certa é que um assassino condenado à morte por parte da sociedade não se sente mais nenhuma dor da sociedade. Será que isso quer dizer então que a sociedade não puniu ele, pois ele já não sente mais nenhuma dor de sociedade?
Em Gênesis 2:17 Deus disse a Adão para não comer o fruto de uma determinada árvore (a árvore do conhecimento do bem e do mal) e também Deus disse a Adão que se ele comia do que ele morreria naquele mesmo dia. Especificamente, Deus disse a Adão: "Porque no dia em que comes tu mesmo tu certamente morrerás". Mas o registro bíblico mostra que Adão não morreu fisicamente no dia em que desobedeceu a Deus e comeu do fruto proibido. Porque Adão não morreu fisicamente no dia em que desobedeceu a Deus a maioria dos cristãos acreditam que Deus estava se referindo à morte espiritual, e não a morte física.
No entanto, no original hebraico, em que o Antigo Testamento foi escrito, o tempo gramatical da palavra "morrer" em Gênesis 2:17 está no modo imperfeito. O modo imperfeito indica um processo. Assim, o que Deus estava realmente dizendo a Adão é que ele iria começar a morrer no dia em que comeu do fruto proibido. A tradução literal do hebraico do que Deus disse a Adão: "Dying você vai morrer." Deus não era, portanto, referindo-se à morte espiritual, mas à morte física. O fato de Deus depois de ter de impedido Adão e Eva   acesso à árvore da vida (Gênesis 3:22-24), de modo que não viveria eternamente prova que Deus estava se referindo à morte física e não a morte espiritual.
Existem boas razões bíblicas para acreditar que a alma também é físico, mas diferente do resto do corpo, mas isso é outro assunto. Físico ou não físico, a alma do homem, juntamente com o resto do homem, foi criado completamente mortal e que é o principal ponto a ser abordado aqui.
A pena para o pecado, então, é a morte da alma e do corpo de modo que o homem não viverá para sempre em pecado. Não só Deus não é cruel em Sua justiça eterna, mas um Deus santo não vai permitir que as Suas criaturas morais para existir eternamente no pecado. Deus não vai imortalizar o pecado eo mal, tornando os ímpios no inferno imortal! Tudo isso contradiz a doutrina tradicional e do ensino, ministrado na maioria das igrejas, sobre os ímpios ter uma alma imortal e corpo no inferno.
Que tal "fogo eterno", "fogo inextinguível", choro e ranger de dentes para todo o sempre ", conta a Jesus sobre o homem rico e Lázaro, e outras passagens similares na Bíblia que parecem ensinar tormento eterno? A chave, em muitos casos, está em compreender o contexto em que estas e outras expressões similares são usadas em várias partes das Escrituras.

Por exemplo, figuras de linguagem como "fogo inextinguível" são usadas na Bíblia para significar que o processo de destruição é imparável e irreversível. Vemos um exemplo disto no livro do Antigo Testamento, Ezequiel 20:47-48, onde Deus diz que quando Seu juízo vem sobre a terra ainda toda árvore verde vai queimar no fogo e que "não será" apagado. Obviamente, essas árvores não estão ainda a arder. É importante entender exatamente por que Deus usa esses termos na Escritura como "fogo inextinguível".
Na Bíblia, houve alguns juízos de Deus em que Sua ira se apaga ou interrompido, como no caso quando Moisés intercedeu e pediu a Deus para os israelitas rebeldes no deserto. Quando Moisés esse Deus parado ou apaga a sua ira contra os israelitas rebeldes. Assim, quando Deus diz, na Bíblia, que os ímpios no final serão destruídos com fogo inextinguível que Ele significa, simplesmente, é que nada pode intervir para impedi-lo de realizar plenamente a sua ira até sua conclusão. Mais e mais em Deus Escrituras é descrito no acórdão como sendo um fogo devorador. justa ira de Deus em julgamento não é um fim em si mesmo mas um meio para um fim.
Ao contrário do arbusto ardente, em Êxodo que Moisés não foi observado consumida pelo fogo, mas foi preservada por Deus, as Escrituras ensinam que Deus, no final, não irá preservar os ímpios no fogo do inferno, mas em vez disso, consumir completamente e destruí-los!

Ao contrário da crença popular e interpretação, a frase na Escritura "onde o verme não morre" não é uma referência para a alma imortal humana ou consciência. Nós já vimos declarações na Escritura que Deus vai destruir, não para preservar ou manter vivo, os corpos e as almas dos ímpios no Dia do Juízo. O worm e fogo eram figuras que as pessoas na época de Jesus podia facilmente identificar e compreender, porque naquele tempo os cadáveres daqueles que sofreram desonra na sociedade eram comumente jogado em um certo vale onde o fogo devorou esses vermes e corpos. Jesus simplesmente pretende transmitir, em linguagem figurada, que no inferno gehenna () nem o fogo nem o worm cessará até que os maus são totalmente consumidos ou destruídos!
A palavra "sempre" é outro exemplo. Na Bíblia a palavra "sempre" nem sempre significa duração infinita ou eterna. Por exemplo, em Êxodo 21:06 (KJV Version), lemos que algumas pessoas estavam a ser criados "para sempre". Obviamente, isso não pode significar a eternidade. A palavra "sempre" ou "eterno", no original hebraico e línguas grega das Escrituras, significa, simplesmente, toda a extensão ou a duração de alguma coisa. Se algo que é imortal, então a palavra "sempre" deve significar uma eternidade. Mas, se algo que é mortal ou de natureza temporária, então, obviamente, a palavra "sempre" não pode significar a eternidade.
Assim, quando a Bíblia ensina o inferno como sendo "para sempre" não pode significar a eternidade, porque a mesma Bíblia ensina que aqueles que vão para o inferno são mortais e será totalmente consumido ou destruído. A palavra "eternamente" nesse caso deve significar todo o comprimento que os iníquos sofrem conscientemente por seus pecados individuais antes de serem finalmente destruídos e eternamente. O inferno não é eterno, mas o resultado produzido pelo inferno é eterno!
A Escritura diz em Judas 7, que Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo eterno. Essas cidades já não estão ainda a arder. Como, então, o fogo pode ser chamado de "eterno"? Como o resultado que o fogo produzido é eterno - essas cidades nunca ter existido outra vez, nem eles.
Quando a Bíblia fala sobre o julgamento eterno, ou a danação eterna, ou a destruição eterna, é em referência ao resultado e não o processo! Não é o castigo que é eterno, mas sim o castigo! Não é a destruição de que é eterno, mas sim a destruição! Não é a morte que é eterno, mas sim a morte. Assim como a redenção eterna na Bíblia não significa que o processo de redenção é eterna, mas sim o seu resultado (ninguém seria salvo se o processo de resgate foram eterna) assim também o acórdão do eterno dos ímpios se refere ao resultado de seu julgamento ser eterno e não o processo.
O contexto da Sagrada Escritura ensina que o castigo eterno dos ímpios é, em última análise a sua aniquilação eterna, e não tormento eterno ou o sofrimento como a doutrina tradicional do inferno ensina. Como um pregador colocou: "a punição eterna é a perda da vida eterna, não uma vida eterna de perda".
A vida eterna na Bíblia tem o mesmo significado que a imortalidade (ou seja, Romanos 2:7), que possuem apenas os cristãos, no futuro, no Dia da Ressurreição. Várias passagens da Escritura ensinam a imortalidade e vida eterna para ser um bem futuro para os cristãos. Por que, então, Jesus usa o tempo presente ao dizer aqueles que acreditam n'Ele tenha a vida eterna? A resposta é que, por vezes, na Bíblia, o tempo presente é usado para descrever eventos futuros com a finalidade de comprovar a sua segurança. Escritura diz que Deus "chama as coisas que não são como se fossem" (Romanos 4:17).

A Bíblia diz que Jesus Cristo tem "aboliu a morte, e vos trouxe vida e imortalidade à luz através do evangelho" (2 Timóteo 1:10). O oposto da vida eterna (ou imortalidade) é morte eterna (a morte eterna e literal de alma e corpo) - não eternamente vivendo em tormento e sofrimento! "O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor" (Romanos 06:23). "Porque Deus amou o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (eterna) vida" (João 3:16). A questão não é o que nós pensamos que o castigo eterno deveria ser. As questões são o caráter de Deus, a definição de justiça de Deus supremo, e os propósitos eternos de Deus.
Alguns argumentam que, porque o homem foi criado à imagem de Deus, então todos os seres humanos têm de possuir uma alma imortal. No entanto, a ser criado à imagem de Deus não significa necessariamente que temos de possuir todos os atributos ou mesmo atributo possível que Deus possui. Por exemplo, Deus é onipotente, onisciente e onipresente -, mas não somos. A Bíblia é clara que a imortalidade é um atributo que será dada apenas no dia da ressurreição para aqueles que depositam sua confiança em Cristo para a salvação.
Temos de basear nossa visão do inferno e da vida após o que a Bíblia ensina, e não na tradição ou meras filosofias humanas e opiniões. Não podemos impor a nossa filosofia de que Deus deve ser a Sagrada Escritura! Muitas pessoas não percebem o fato de que no Novo Testamento, há diversas palavras gregas para a palavra "inferno". Mas, infelizmente, a Bíblia Inglês traduz essas palavras diferentes para o inferno como uma palavra, e isso tem sido motivo de muita confusão para aqueles que desejam estudar o assunto. As palavras do Novo Testamento grego para o inferno é "Hades" e "inferno" e que ambos têm significados diferentes. Hades, o mundo invisível dos mortos e é apenas uma morada temporária. Não tem nada a ver com a punição ou recompensa. É equivalente à palavra hebraica "Seol" no Velho Testamento, em seu significado. Inferno, por outro lado, é a morada do castigo eterno dos ímpios.
A Escritura ensina que tanto os ímpios e justos serão ressuscitados, mas somente os justos (dentro e através do trabalho redentor de Cristo) obterá corpos imortais. Os perversos não herdarão corpos imortais. Eles serão julgados por seus pecados no inferno e sofrerão conscientemente por seus pecados individuais antes que eles sejam eternamente destruídos em corpo e alma.
A Bíblia é clara que antes da ressurreição não há consciência das almas que estão a ser dito no Hades. Há alguns versículos bíblicos que parecem ensinar a consciência após a morte e antes da ressurreição, mas, quando estudadas no contexto da Escritura, ele será visto que não é assim. Não o ladrão arrependido na Cruz é Jesus no Paraíso naquele mesmo dia ele morreu? O que dizer quando o Apóstolo Paulo diz na Bíblia "para estar ausente do corpo é estar presente com o Senhor"? As respostas a estas e outras passagens semelhantes, são encontrados no meu artigo maior sobre o tema "A Bíblia vs. A visão tradicional do Inferno" em: http://bgrnathan.blogspot.com/2010/04/bible-vs- visão tradicional-de-hell.html.
A história do homem rico e Lázaro em Lucas 16 tem sido frequentemente utilizado por muitos cristãos, especialmente os pregadores, como uma representação do castigo que os ímpios sofrerão no inferno. Mas este não é o caso. Em primeiro lugar, quando Jesus se refere ao homem rico em tormento no fogo do inferno, a palavra grega para "inferno" na passagem não é "inferno" (o lugar do castigo final e eterno), mas é o grego palavra "Hades" (que na Escritura é a morada temporária dos mortos). A história do homem rico e Lázaro, como a outra série de parábolas, antes disso, era usado para o Senhor para ilustrar ou descrever o fim da regra dos fariseus e para representar o fim da era judeu e dispensação (representados pelos o rico em tormento) e também foi usado para o Senhor para descrever ou ilustrar a elevação do Cristianismo Gentile (representado por Lázaro). Na verdade, Lázaro, representou os judeus pobres do tempo de Jesus, que foram ignorados pelos líderes hipócritas religiosos de Israel, e ele também representou os gentios, que, embora rejeitada pelos líderes judeus, que, todavia, ser aceites no seio de Abraão através de seu novo fé em Jesus Cristo como o Messias. Os líderes religiosos de Israel viviam apenas para si e ignorou as necessidades espirituais dos espiritualmente enfermos e pessoas famintas em torno deles.
O conceito de que Hades era um lugar dividido em dois compartimentos, sendo um de sofrimento para os ímpios e os outros de felicidade para os justos, era uma crença judaica que se desenvolveu durante o período intertestamentário, o período de tempo entre quando o Velho eo Novo Testamento foram escritos. Assim, essa visão particular do inferno não era canônica, isto é, não era algo que Deus havia revelado aos judeus através das Escrituras. Não há nenhuma evidência nas Escrituras que Hades é um lugar onde os iníquos sofrem enquanto aguardam o seu julgamento final e definitiva no inferno. Tal conceito de Hades desenvolvidos como resultado de antigas influências gregas no pensamento judaico sobre a natureza da alma. Na parábola do homem rico e Lázaro, Jesus estava simplesmente empréstimo este folclore popular judaica de Hades para usar como uma ilustração para fazer um ponto para os fariseus e líderes religiosos de Seus dias, mas Ele não era necessariamente endossando o folclore como sendo doutrinariamente válido ou correto. Há várias passagens no Antigo Testamento, como em Salmos, que nos dizem que não há consciência no Seol (o equivalente hebraico de Hades no Antigo Testamento),.

Alguns argumentam que a história do homem rico e Lázaro não é uma parábola, porque Jesus não apresentá-lo formalmente como uma parábola. Mas, Jesus nem sempre apresentar formalmente suas histórias como as parábolas, e há vários exemplos de que nos Evangelhos. Agora, é verdade que em suas parábolas Jesus usou as coisas que realmente existiu a preencher para ilustrações e figuras, mas no caso particular da parábola do homem rico e Lázaro, o Senhor usou um mito existente popular judaica sobre Hades para os fins de construir uma história. Jesus simplesmente usado a crença dos fariseus próprias superstições sobre Hades contra eles!
Por que Jesus não censura os fariseus "crença sobre Hades como sendo errado? Jesus não vai repreender sempre em torno de toda a doutrina errada. Por exemplo, no tempo de Jesus era uma crença comum de judeus (a partir da influência da filosofia grega) que as almas podem cometer pecados individuais antes do nascimento. É por isso que lemos em João 9:1-3 que os discípulos de Jesus acreditavam que um certo homem nasceu cego, porque ele pode ter cometido algum grande pecado antes de sua concepção física no útero. Jesus não respondeu, dizendo aos seus discípulos que tal crença é doutrinariamente errado mas curou o cego.
Mas, se a alma não vive após a morte do corpo, então como podemos explicar certas passagens da Bíblia que parecem ensinar que ele faz (ou seja, que Jesus disse na cruz ao ladrão arrependido). As respostas são encontradas no artigo do autor muito maior "A Bíblia vs. A visão tradicional do Inferno".

Uma questão muito importante que surge precisa ser respondida. Se Jesus Cristo era verdadeiramente Deus, como então, Ele poderia morrer completamente (de corpo e alma), dado que as Escrituras ensinam que Deus é imutável (imutáveis). Em resposta a esta questão, é importante compreender que tudo sobre Deus, inclusive sua imutabilidade e sua própria existência em si, é dependente de Sua natureza moral. imutabilidade de Deus é subordinada à Sua natureza moral. Na verdade, seria teologicamente seguro dizer que a única coisa que Deus não pode mudar em todos é a Sua natureza moral. Assim, é apenas a natureza moral de Deus, que é verdadeiramente incondicional imutável. No contexto da Escritura, quando Deus diz: "Eu sou o Senhor. Eu não mudo" (Malaquias 3:6) é em referência a seu ser moral e da natureza. Tudo o que Deus pode fazer, ou não pode fazer é regido por Sua constituição moral ou natureza. Por exemplo, a Escritura diz em Hebreus 06:18 que é impossível para Deus mentir. Assim, quando a Escritura nos diz em outro lugar que com Deus tudo é possível, deve ser entendida a partir do contexto de comparar Escritura com Escritura apenas que todas as coisas são possíveis com Deus, que não são contraditórias à Sua natureza moral. Em outras palavras, Deus é tão imutável como a sua natureza moral que lhe permite ser. O que significa tudo isso? Isso significa que, quando Deus o Filho (Jesus Cristo) assumiu a culpa e responsabilidade legal pelos nossos pecados na cruz, em seguida, Sua natureza divina moral exigido que ele morrer, pois a pena para o pecado é a morte. Como ele tinha que ser fiel à sua natureza moral, o Filho deu a Sua vida. É precisamente por causa da imutabilidade de Sua natureza moral que Cristo (que é Deus) morreu quando ele assumiu a culpa de nossos pecados! Porque Ele era Deus, a morte de Cristo tinha um valor infinito para que ele não era necessário para ele permanecer morto por toda a eternidade, para que sua morte para satisfazer toda a pena por nossos pecados.
No entanto, embora Jesus era Deus, se ele tivesse realmente morrido completamente do corpo (e alma), como Ele poderia ter levantado o Seu próprio corpo da sepultura, Ele disse que faria. Há duas respostas possíveis. Uma delas é que quando sua alma foi devolvida a sua vida a Cristo então entrou o próprio corpo e levantou-se do túmulo. A outra resposta possível está na compreensão do que Jesus disse sobre a Sua autoridade sobre sua própria vida e da morte. Jesus disse que o Pai Lhe deu autoridade para estabelecer a sua vida e ter a sua vida ressuscitou dentre os mortos (João 10:11-18). Pouco antes de Jesus morreu Ele exerceu esta autoridade, confiando ao Pai o seu espírito (não o Espírito Santo, neste caso, mas sim o espírito que é o princípio da vida, o sopro da vida). Lembre-se de Suas palavras na cruz: "Pai em Tuas mãos entrego o meu espírito" (Lucas 23:46). Fazendo isso, ele deu autoridade para a morte de ultrapassá-lo por conta dos nossos pecados para que Ele morreu mas Ele também havia delegado o seu direito e autoridade sobre sua própria vida ao Pai, para o levantar dos mortos. Desta forma, Jesus era muito responsável tanto pela sua própria morte e ressurreição. Que grande amor e condescendência do Filho de Deus se sujeitou a em nosso nome! O leitor é convidado a examinar mais detalhadamente o fato bíblico da divindade de Cristo ea divindade no ensaio do autor, A Divindade de Jesus Cristo explicou e defendeu.
De maneira nenhuma é a doutrina da imortalidade condicional novo ensinamento. Uma minoria de cristãos de várias denominações, mantiveram esta visão do inferno ao longo dos séculos. Mesmo alguns cristãos muito proeminentes do passado têm realizado este ponto de vista e há um número (embora uma minoria) dos teólogos cristãos e estudiosos no presente que sustentam essa visão. No entanto, esta visão sobre o inferno, infelizmente, é tão pouco conhecido fora da comunidade cristã e até mesmo dentro da comunidade cristã para essa matéria.

Muitos dos reformadores protestantes, incluindo Martin Luther, defendeu a ideia de que o homem, por natureza, é inteiramente mortal (incluindo a alma), mas o grande reformador João Calvino se opuseram a esta visão e, especificamente, escreveu contra ele, e insistiu que todos os reformadores apresentar uma frente unida. Um excelente site da Internet que contém informações sobre tudo isso é "Campeões da imortalidade condicional da história".

Eu recomendo a todos os leitores trabalho completamente bíblica e acadêmica do Dr. Edward Fudge, "O fogo que consome". O livro tem prefácio do grande erudito evangélico FF Bruce. Este livro deveria ser leitura obrigatória em todos os seminários e escola bíblica!
Convido todos a ler o meu artigo maior "A Bíblia vs. A visão tradicional do Inferno" no meu site www.religionscience.com para uma cobertura mais abrangente e aprofundado sobre este assunto. Outras questões e argumentos que não foram levantadas aqui, foram respondidas completamente no meu artigo maior. Espero também que essa informação vai lançar uma nova luz na leitura do Novo Testamento, especialmente os Evangelhos.

O autor, Babu G. Ranganathan, tem seu diploma de bacharel em teologia com concentração e da biologia e tem sido reconhecida por seus escritos sobre religião e ciência na 24 ª edição do Marquês "Quem é quem no Oriente". escritos do autor pode ser acessado no www.religionscience.com.

Fonte: pravda.ru/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo