quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Filme sobre os conflitos entre imigrantes e italianos estreia em Veneza



O 67º Festival de Cinema de Veneza mostrará na sexta-feira o filme "Il sangue verde", dirigido por Andrea Segrè e patrocinado pela divisão italiana da Anistia Internacional (AI), sobre os confrontos entre cidadãos do país e imigrantes ocorridos em janeiro deste ano.

A produção reconstitui os eventos e a violência que envolveram estrangeiros, moradores e policiais registrados na cidade calabresa de Rosarno, sul da Itália, sob a perspectiva e com o testemunho de sete imigrantes africanos.

Na ocasião, três dias de confrontos deixaram 60 pessoas feridas e levaram à prisão pelo menos outras dez. O caso ocorreu depois que dois estrangeiros foram atingidos por tiros de ar comprimido, o que gerou uma resposta violenta da comunidade. Os imigrantes depredaram carros, vitrines de lojas e cestos de lixo, e bloquearam estradas.

De acordo com a AI, "Il sangue verde" (O sangue verde, em tradução livre) foi rodado nas cidades de Rosarno, Caserta e Roma, e propõe um relatório daqueles dias e dos que se seguiram, dando voz a quem, enquanto protagonista, vem frequentemente sendo deixado em silêncio, restituindo, assim, a dignidade na narração em primeira pessoa.

Os africanos que falam sobre os atos são Abraham, John, Amadou, Zongo, Jamadu, Abraham e Kalifa, descrevendo como eram e como são agora suas vidas na Itália.

"Os confrontos de Rosarno e a sucessiva transferência forçada de mais de mil imigrantes que lá moravam mostraram como o tráfico de pessoas, a exploração do trabalho dos imigrantes e a falta de medidas concretas contra a xenofobia e o racismo constituem uma mistura explosiva, que põe em risco os direitos humanos de todos", afirmou a AI.

Na época, 1.128 africanos foram deslocados para outros dois centros de acolhida da região como consequência dos enfrentamentos.

"Esses temas ainda são atuais e a aproximação com as questões de imigração, ainda muito centradas na retórica anti-imigrantes e nas rejeições a todo custo, torna 'Il sangue verde' um documento precioso para ver e escutar", apontou a entidade humanitária.

O 67º Festival de Cinema de Veneza será iniciado hoje e encerrado no dia 11. O filme sobre os protestos, que possui 57 minutos de duração, será exibido às 22h (17h no horário de Brasília) no terceiro dia do evento.

Com informações da www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo