terça-feira, 28 de setembro de 2010

Laboratório de biotecnologia vegetal garante alimentos com mais qualidade

A moderna agricultura baseia-se cada vez mais na procedência e na qualidade dos alimentos. Com o objetivo de promover o melhoramento genético de mudas e sementes, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas (EPAMIG) mantém na Fazenda Experimental de Caldas o Laboratório de Biotecnologia Vegetal. 

Equipado com moderna aparelhagem para estruturação de DNA e identificação dos genótipos vegetais, o laboratório é responsável pelo primeiro sequenciamento genético de oliveira realizado no Brasil. “Com a identificação das características de cada uma das espécies e seu posterior registro, podemos garantir a rastreabilidade do produto ao longo de toda a cadeia produtiva. Por exemplo, no caso da oliveira, se temos o sequenciamento genético podemos determinar, através da análise do azeite, qual variedade originou o óleo. Essa é uma característica muito valorizada pelo mercado consumidor”, informa o pesquisador-bolsista da EPAMIG Juliano Lino Fonseca.

Além do trabalho com as oliveiras, foram feitos no laboratório o sequenciamento genético de uvas (pioneiro em Minas Gerais), morango, pinhão-manso e macaúba. Outra possibilidade é a identificação e o combate a pragas que atacam a lavoura. No caso das videiras, por exemplo, já foram identificadas espécies de vírus comuns ao Sul de Minas. “De posse dessas informações poderemos oferecer mudas genética e sanitariamente certificadas”, explica o pesquisador-bolsista Gustavo Sant’Ana.

Criado em 2006, o Laboratório de Biotecnologia Vegetal da EPAMIG em Caldas ganhou no início deste ano um anexo e novos equipamentos que permitem a oferta serviços de análises laboratoriais a produtores do Sul de Minas e região. As obras foram executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), destinados à Embrapa e às Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas).

Informações sobre os serviços oferecidos pelo Laboratório podem ser obtidas pelo telefone (35) 3735.1101.
 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo