quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Planeta que pode abrigar vida é descoberto

Por Renato A. Azevedo

"As chances de que exista vida neste planeta são de 100%", afirma Steven Vogt, um dos autores do trabalho publicado na revista científica Astrophysical Journal. Essa é uma frase que certamente poucos esperavam ser pronunciada por um cientista, classe que normalmente se manifesta com redobrada cautela diante de descobertas extraordinárias.

O novo mundo é o sexto descoberto em órbita de uma estrela conhecida, a Gliese 581, uma anã vermelha situada a 20 anos-luz de nós e que já concentrou as atenções do mundo em abril de 2007, quando da descoberta da "super-Terra" Gliese 581c. Este foi capa inclusive de conhecidas revistas semanais, e um dos temas abordados no artigo Ufologia e os Avanços da Astronomia, em UFO 146.

O planeta agora descoberto, Gliese 581g, tem uma massa entre 3,1 e 4,3 vezes a da Terra, um raio 50% maior que o de nosso mundo, e está muito próximo de sua estrela. Em razão disso, seu ano dura apenas 36,6 dias terrestres. Os cientistas especulam que, tão próximo do astro central, o planeta deve manter um hemisfério constantemente voltado para este, da mesma maneira que a Lua faz com relação a Terra.

O lado iluminado seria então bem mais quente, e o lado escuro muito mais frio. Contudo, os astrônomos afirmam que correntes de ventos na atmosfera equilibariam as temperaturas, e a faixa entre luz e penumbra seria habitável. A distância entre o planeta e a estrela é apenas 14 por cento da que separa a Terra do Sol. Gliese 581 é uma anã vermelha, e por isso sua zona habitável, onde um planeta poderia ter água líquida na superfície, é muito mais perto da estrela que em nosso sistema.

O método utilizado foi o da velocidade radial, onde as oscilações no movimento da estrela, produzida pelo "puxão" da gravidade dos planetas em órbita, foram medidas ao longo de muito tempo, 11 anos neste caso. O grupo de astrônomos descobriu também o planeta Gliese 581f, um gigante gasoso na orla exterior do sistema, trabalhando com telescópios baseados em terra. Eles são ligados ao Lick-Carnegie Exoplanet Survey, com apoio da Fundação Nacional de Ciências e da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Vogt ainda comentou que pode haver uma grande variedade de formas de vida no planeta, dependendo se evoluíram tendo como preferência o calor ou o frio. Gliese 581g deve ser um planeta rochoso com gravidade menos de duas vezes maior que a nossa, e temperaturas na faixa entre menos 31 e 12 graus Celsius. Ainda devem ser realizadas mais pesquisas a respeito.

O outro mundo que cai na zona habitável, Gliese 581c, descoberto em 2007, tem raio 1,5 vezes maior que o da Terra, e massa cinco vezes maior. Há acirrados debates quanto a esse planeta ser ou não habitável, e com o achado do mundo vizinho, as atenções se voltarão novamente para essa intrigante anã vermelha.

Foi realizado inclusive um esforço para enviar mensagens para o sistema de Gliese 581 [Seção Mundo Ufológico, UFO 151]. E sem dúvida vale lembrar outra informação importante, a idade estimada dessa anã vermelha, que está entre 7 a 9 bilhões de anos. Praticamente o dobro de nosso próprio sistema. Anãs vermelhas são muito mais estáveis e longevas que estrelas amarelas como o Sol, e esse tempo sem dúvida é mais que suficiente, inclusive para o desenvolvimento e evolução de seres inteligentes.

Segundo os autores do estudo, as descobertas em Gliese 581 sugerem que a proporção de estrelas em nossa galáxia, a Via Láctea, onde existem planetas habitáveis, pode ser muito maior do que anteriormente se pensava. A galáxia possui entre 200 e 400 bilhões de estrelas, e se apenas 20 por cento destas tiverem ao menos um planeta habitável, então haveria entre 40 a 80 bilhões de mundos onde existe vida. E entre estes, certamente outros muitos planetas com civilizações, incluindo, possivelmente, os mundos de nossos visitantes.

Leia também:

NASA anuncia novos exoplanetas
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo