quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Roma festeja os 140 anos como capital da Itália unificada

Roma - A cidade de Roma celebra os 140 anos como sendo capital da Itália unificada com uma série de festejos que ocuparão todo o próximo fim de semana, de 18 a 20 de setembro.

A programação da comemoração, divulgada hoje, prevê apresentações em igrejas, espetáculos teatrais e musicais, e visitas a museus e prédios geralmente fechados ao público, como sedes de vários ministérios e do Banco Central. Também estão agendados desfiles de grupos musicais, instalações e projeções de luzes e fogos de artifício.

Na realidade, a proclamação da unificação da Itália ocorreu em fevereiro de 1871, mas foi em 20 de setembro de 1870 que houve a chamada Brecha de Porta Pia, quando as forças de Giuseppe Garibaldi, a mando do general Raffaele Cadorna, conquistaram uma das portas de Roma, onde se concentrou a defesa pontifícia.

Poucos dias mais tarde, um plebiscito popular sancionou a anexação da cidade ao Estado italiano, abrindo um passo para a declaração da Roma como capital por parte do Parlamento italiano.

Entre os diferentes atos destaca-se a visita noturna, entre 19h e as 24h locais, para o Palácio Barberini, que permitirá ao público conhecer em primeira mão uma dezena de salas novas, como a da Planta Baixa, dedicada à pintura dos séculos XIV ao XVII.
Também poderão ser admiradas, recém-restauradas a fachada, a escadaria de Bernini, a Sala de Mármores e o Salão Oval e o de Pietro de Cortona, com o monumento afresco dedicado à apoteose da família Barberini.
 
www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo