quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Satélite da ESA sofre pane no sistema de transmissão de dados



A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou na última semana, que o satélite GOCE (Explorador da Circulação Oceânica e da Gravidade) sofreu um problema no sistema de transmissão de dados e está impossibilitado desde julho de enviar as informações recolhidas no espaço. 



Satelite Goce




O satélite foi lançado ao espaço em março de 2009 da base de Plesetsk, no norte da Rússia, com a missão inédita de elaborar um mapa tridimensional e exato das variações do campo gravitacional do planeta. A duração inicial da missão é de vinte meses e interromper a transmissão de dados neste momento seria lamentável.

“Mesmo que a situação seja complicada, ainda é possível reanimar a nave", declarou Rene Prischel, em Moscou. “Estamos trabalhando nos reparos", completou Prischel.

Quase um ano após seu lançamento, o satélite GOCE sofreu o primeiro colapso em um dos chips do computador principal em fevereiro de 2010, o que fez os engenheiros da ESA transferirem as atividades para o computador secundário.

Os engenheiros vão tentar realizar uma série de correções nos softwares nos dois computadores com defeito e só terão uma real posição do funcionamento do sistema no mês de setembro.

Se a missão acabar hoje, dois terços das informações já foram passadas para a Terra, mas a falha no mês passado deixou dados preciosos sobre as medições da gravidade presos a bordo do satélite. 


Mapa de gravidade feito pelo Satélite Goce




“Um grau significativo de dados está no banco da missão e estamos fazendo um progresso científico enorme com os dados que já temos”, disse Mark Drinkwater, gerente da missão de observação da Terra, da ESA.

A missão com o GOCE exige baixa altitude para fazer observações sensíveis no campo de gravidade da Terra, detectando pequenas flutuações. No futuro, os dados vão permitir aos cientistas compreender melhor os movimentos tectônicos e sísmicos do planeta, assim como a distribuição do magma sob os vulcões.

Artes: No topo a concepção artística do satélite GOCE na Agência Espacial Europeia, lançado em março de 2009 com objetivo de criar um mapa tridimensional do campo gravitacional da Terra. Na sequência, o primeiro mapa gravitacional elaborado pelos cientistas em junho. Crédito: ESA. 
Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20100831-105936.inc
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo