sexta-feira, 1 de outubro de 2010

“Clube da Amizade” será lançado nesta sexta dia mundial do idoso

O Dia Mundial e Nacional do Idoso é comemorado nesta sexta-feira, 1º de outubro e para celebrar a data será realizado o lançamento oficial do projeto de responsabilidade social para a terceira idade “Clube da Amizade” idealizado pela primeira-dama do município Karina Braga Baroni Carvalho. O evento será às 13h30 no Clube Campestre, Ilha Grande do Rio Verde s/nº, bairro Penedo. 

Em Varginha, segundo dados do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a população de idosos acima de 60 anos é de 12.070. Com o foco na realização de ações sociais para atender essa população, o “Clube da Amizade” com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, prefeitura e a sociedade local, oferece a oportunidade de novas aprendizagens e de melhorias na qualidade de vida dos indivíduos acima de 60 anos, através de atividades desenvolvidas nos dois núcleos já existentes – um na Vila Barcelona e outro na Vila Bueno. 

Nos oito meses de existência, o “Clube da Amizade” tem o importante apoio do Centro Universitário Unis, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Scent Lingerie e Santé Cosmectic. 

No núcleo do projeto na Vila Barcelona, fundado em março de 2010, cerca de 40 pessoas da terceira idade participam diariamente das oficinas de atividade física, dança de salão, capoeira, informática, musicalização e percussão, recreação, aula de tricô e teatro. Já na Vila Bueno, onde o trabalho se iniciou em setembro, outros 25 idosos participam das oficinas de artesanato, informática, dinâmica e ginástica.

Para a integrante de maior idade do grupo, D. Rosinha, 92 anos, o projeto é opção para ativar as energias. “Participar junto com os colegas do Clube, das atividades que nos são oferecidas, é ótimo. Enquanto eu viver estarei ativamente nos trabalhos, isso aqui é uma maravilha”.

No calendário do projeto, consta a realização de ações culturais e artísticas como sessão especial de cinema no Cine Master, Festa Julina e apresentações teatrais encenadas pelos idosos. Os eventos realizados pelo projeto não só reúnem os integrantes como também idosos que integram programas e instituições do município como os CRAS - Centros de Referencia de Assistência Social e PSF – Programa Saúde da Família, Lar São Vicente, Clube dos Aposentados e Pensionistas e Unidos São João Batista.

Segundo a primeira-dama, as atividades desenvolvidas pelo “Clube da Amizade” não apenas envolvem os idosos, mas, também os familiares e a comunidade local, o que permite a integração da terceira idade à sociedade. “Nos núcleos, os trabalhos e atividades realizadas por eles, muitas vezes tem a participação de crianças e jovens que participam de outros projetos sociais desenvolvidos por nós”, destaca Karina Braga Baroni Carvalho.

O próximo passo do projeto social “Clube da Amizade” é a conclusão das obras da sede que está em construção no bairro Corcetti.
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo