sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Na semana do idoso aumento das denúncias de crimes contra a “melhor idade”

Nesta sexta-feira (1) é comemorado o dia nacional daqueles que correspondem a 12% da população mineira, os idosos. E o balanço do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19) mostra que os mineiros estão mais vigilantes com as pessoas da “melhor idade”. O número de denúncias de crimes contra os idosos, recebidas pelo serviço, teve um salto de 353% no comparativo dos oito primeiros meses deste ano, com o mesmo período de 2009.  

De janeiro a agosto de 2010, o Disque Direitos Humanos, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), recebeu 725 relatos desses crimes, contra 160 no mesmo período do ano anterior. “A população vem utilizando o serviço cada vez mais para denunciar assuntos relacionados à violência contra as pessoas desprotegidas. Todos estão atentos a zelar pelos direitos humanos”, diz o coordenador do Disque Direitos Humanos, Jorge Noronha.  

O crime de maus tratos familiares engrossou a lista como o mais denunciado nos dois períodos comparados, foram 448 relatos este ano e 88 no ano anterior. Em seguida aparece o crime de abandono, 111 contra 25. Além desses, os mineiros denunciaram os maus tratos de terceiros, lesão financeira, abandono material e negligência.

“A Campanha de Valorização da Pessoa Idosa mostra para a população que existem direitos e que o Disque Direitos Humanos é um instrumento importante para fazer a denúncia quando esses direitos são violados”, ressalta o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Felipe Willer.

O serviço atende todos os municípios do Estado, é gratuito e mantém a identidade do denunciante preservada. As denúncias de crimes contra o idoso são encaminhadas para delegacias e promotorias especializadas, para os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para apuração do caso, e também para o Conselho Estadual do Idoso.

Incentivo a denuncia

Em outubro de 2009, Minas Gerais lançou a Campanha de Valorização da Pessoa Idosa, com o objetivo de mobilizar a sociedade para os problemas vividos pela população “da melhor idade”. A campanha é realizada por meio da veiculação de filmes e anúncios pelos veículos de comunicação do Estado.

Disque Direitos Humanos

Criado em 2000, O Disque Direitos Humanos faz atendimento telefônico e monitoramento de denúncias de todos os tipos de violações de direitos humanos. Os tipos de crimes mais denunciados são contra as crianças e adolescentes, contra a mulher, o idoso e pessoa com deficiência.
 
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo