quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dicas para quem quer largar o fumo

Para quem deseja parar de fumar, a força de vontade é fundamental. Muitos fumantes que pensam em largar o cigarro têm medo de não conseguir. Por isso confira algumas dicas para deixar o vício de lado.

Dicas

O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar. 

- Nos primeiros dias: Evite lugares com muitos fumantes ou situações que normalmente te dão vontade de fumar. 

- Sentindo vontade de fumar: A vontade de fumar não dura mais que alguns minutos. Nesses momentos, para ajudar, você poderá chupar gelo, escovar os dentes a toda hora, beber água gelada ou comer uma fruta. Mantenha as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, rabisque alguma coisa ou manuseie objetos pequenos. Não fique parado – converse com um amigo, faça algo diferente que distraia sua atenção. 

- Nos momentos de estresse, tristeza ou preocupação: Procure se acalmar e entender que momentos difíceis sempre vão ocorrer e fumar não vai resolver seus problemas. 

- Exercícios de relaxamento: São um ótimo recurso saudável para relaxar. Faça a respiração profunda: respire fundo pelo nariz e vá contando até seis, depois deixe o ar sair lentamente pela boca até esvaziar totalmente os pulmões. Relaxamento muscular: estique os braços e pernas até sentir os músculos relaxarem.

- Recompense seu esforço: Diariamente, guarde o dinheiro que você gastaria com cigarro e conte-o no fim de cada semana. Pegue o dinheiro e compre um presente para você ou para alguém que você goste, ou saia para fazer um programa diferente.

- Cuidado com as armadilhas: Esteja atento para evitar recaídas. Evite o primeiro cigarro e você estará evitando todos os outros. Mas, se você não conseguir se segurar e fumar, não desanime! A recaída não é um fracasso. Comece tudo novamente e tenha mais cuidado com aquilo que te fez voltar a fumar. Dê a si mesmo quantas chances forem necessárias para conseguir. A maioria dos fumantes que deixaram de fumar fez em média três a quatro tentativas até parar definitivamente.

- Não tenha medo dos sintomas da síndrome de abstinência: O organismo volta a funcionar normalmente sem a presença de substâncias tóxicas e alguns fumantes podem apresentar (varia de fumante para fumante) sintomas de abstinência como fissura (vontade intensa de fumar), dor de cabeça, tonteira, irritabilidade, alteração do sono, tosse, indisposição gástrica e outros. Esses sintomas, quando se manifestam, duram de uma a duas semanas.

- Medo de engordar: Se a fome aumentar, não se assuste, é normal um ganho de peso de até 2 kg, pois seu paladar vai melhorando e o metabolismo se normalizando. De qualquer forma, procure não comer mais do que de costume. Evite doces e alimentos gordurosos. Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos de baixa caloria, frutas, verduras e legumes. Prefira produtos diet, light e naturais. Beba sempre muito líquido, de preferência água e sucos naturais. Evite café e bebidas alcoólicas. Eles podem ser um convite ao cigarro.

Outras opções que podem ajudar são os grupos de mútua-ajuda para tabagistas ou mesmo uma psicoterapia individual. Caso não consiga parar de fumar sozinho, procure orientação médica. Cuidado com os métodos milagrosos para deixar de fumar. Somente um médico poderá avaliar a utilização de outros métodos, como adesivos de nicotina e medicamentos.

Fonte: Saude Plena
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo