sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Horário de Verão começa neste final de semana

O horário de verão 2010/2011 inicia à zero hora deste domingo (17) e termina à zero hora do dia 21 de fevereiro de 2011, totalizando 126 dias de duração. A medida abrange as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, onde os relógios serão adiantados em uma hora. As regiões Norte e Nordeste ficam fora, uma vez que os benefícios são praticamente nulos, pelo fato de a proximidade com a Linha do Equador fazer com que a duração dos dias naqueles locais não apresente alterações significativas ao longo do ano.

A medida vigora em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

De acordo com o engenheiro de operação do sistema da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Wilson Fernandes Lage, o principal objetivo do horário de verão é reduzir a demanda por energia durante o período de pico (das 18 às 22 horas). “Adiantar o relógio em uma hora alivia o carregamento em linhas de transmissão e distribuição, transformadores e unidades geradoras, proporcionando um atendimento mais eficiente”, explica o engenheiro. “Além disso, a confiabilidade e a segurança da operação do sistema elétrico aumentam, reduzindo o risco de ocorrência de apagões”, ressaltou.

Em Minas Gerais está prevista a diminuição de 3,6% na demanda por energia durante o horário de ponta, 260 MW equivalentes a 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro ou 12% da Região Metropolitana de Belo Horizonte. No Brasil, a redução esperada é de 4,5%, ou 2.300 MW, potência que corresponde a 30% da carga de Minas Gerais no horário de ponta.

Economia de energia

Segundo Wilson Lage, o horário de verão contribui para a redução do consumo de energia nas residências, uma vez que é possível aproveitar melhor a luz natural ao final do dia.

Em Minas Gerais, espera-se uma economia de 95 mil MWh (0,5%), energia suficiente para atender toda a carga de Belo Horizonte durante 10 dias. No Brasil, a expectativa de economia é de 570 mil MWh (0,5%), o que corresponde ao consumo de energia de Belo Horizonte durante 55 dias.

O horário de verão brasileiro está em sua 40ª edição e, desde 2008, possui data fixa de início e término. De acordo com o Decreto Federal 6.558, a mudança no horário ocorre, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para domingo seguinte.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo