quarta-feira, 13 de outubro de 2010

No Brasil cresce desigualdade entre os sexos, diz Fórum Econômico Mundial

Um ranking que aponta a posição dos países no quesito igualdade entre os sexos, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que a colocação do Brasil vem caindo nos últimos cinco anos. Entre as 134 nações pesquisadas, o país ficou na 85ª posição em 2010, quatro posições abaixo da obtida no ano passado. Em 2006, o país havia ficado na 67ª posição. As informações são da BBC Brasil.

O estudo mostra que a queda do Brasil ocorreu por causa de pequenas perdas na educação e na participação política, além do avanço de outros países.

Segundo a pesquisa, a taxa brasileira de matrícula das meninas está em 93%, contra 95% dos meninos. Na economia, a participação das mulheres na força de trabalho (64%) ainda é considerada "bastante abaixo" da dos homens (85%). Além disso, a renda estimada das mulheres equivale a 60% da dos homens (US$ 7.190 contra US$ 12.006).

O Brasil está em 123º lugar no índice que mede a percepção de igualdade salarial para trabalhos similares. No subquesito participação política, o Brasil aparece no 112º lugar, menos de 20 posições à frente da Arábia Saudita e quase 100 atrás do país latino-americano mais bem colocado, a Costa Rica.

"Com as mulheres detendo apenas 9% das cadeiras no Legislativo e apenas 7% dos cargos ministeriais, o Brasil pontua muito pouco nesses indicadores”, diz o estudo.

O relatório é elaborado todos os anos pelo Fórum Econômico Mundial. Dos 114 países que foram analisados nos últimos cinco anos, o estudo indica que em 86% houve uma redução da desigualdade entre os sexos, enquanto em 14% houve um aumento.

Agência Brasil
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo