domingo, 3 de outubro de 2010

Começam os preparativos para a última missão do Discovery



Os técnicos da agência espacial americana, Nasa, começaram os preparativos do último lançamento do ônibus espacial Discovery, que deverá acontecer no próximo dia primeiro de novembro. Na terça-feira, foram feitas as primeiras verificações de praxe para o lançamento.

A nave já está na plataforma 39-A desde a semana passada quando o Discovery foi transportado do prédio de montagem até a base de lançamento no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida. O percurso de seis quilômetros durou quase sete horas. Agora o ônibus já está ligado ao tanque externo de combustível e aos foguetes.

No Centro Espacial Johnson, em Houston, os astronautas que integram a missão praticam os procedimentos no Laboratório de Flutuação, simulando caminhadas extraveiculares.

Na missão STS-133, que marcará a aposentadoria do Discovery, a tripulação irá transportar uma grande quantidade de acessórios de reserva e peças de reposição à ISS para durar por um longo prazo.

O Discovery fez sua primeira missão espacial há 26 anos é o mais antigo da frota atual da Nasa, ao lado do Endeavour e do Atlantis. Todos estarão fora de circulação já a partir de fevereiro do ano que vem. A agência espacial vem encerrando gradativamente as viagens dos três ônibus espaciais. Em 2011, as viagens até a Estação Espacial Internacional (ISS) deverão ficar inicialmente nas mãos dos russos.

O ônibus espacial Atlantis encerrou sua participação em maio deste ano depois de 25 anos de trabalho. Já o Endeavour ainda realizará mais uma missão, a STS-134, no começo do próximo ano.


Apolochannel
Acompanhe ao vivo a missão STS-133 e converse ao vivo com outros internautas. Apolochannel: A primeira TV Científica do Brasil. Assista


Legenda: Na foto, o transportador que levou o ônibus espacial Discovery do prédio de montagem à plataforma de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A viagem que encerra a participação do Discovery nas missões da Nasa está prevista para dia primeiro de novembro. Crédito: Nasa / Jim Grossmann. 

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/iss.php?posic=dat_20100930-093906.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo