terça-feira, 19 de outubro de 2010

A saúde ambiental das cidades italianas

Florença - Soa novamente o ''alarme ambiental'' nos grandes centros urbanos italianos: exceto Turim, todas as cidades com mais de meio milhão de habitantes registram uma piora de seu estado de saúde ambiental: entre estas, Milão, Roma, Nápoles e Palermo.

É o que revela a 17ª edição de Ecossistema Urbano, uma pesquisa anual de Legambiente e Ambiente Italia.

No 'pódio' das cidades virtuosas, premiadas ontem (18) no Palazzo Vecchio de Florença, estão Belluno, Verbania e Parma; já Palermo, Crotone e Catania ocupam os últimos lugares da classificação.

Ecossistema Urbano, realizado em colaboração com Il Sole 24 Ore, lista o ranking da qualidade ambiental das capitais provinciais italianas e se baseia em parâmetros como transporte público, áreas de pedestres e com tráfego restrito, tratamento de esgoto e coleta diferenciada de lixo.

Entre as 10 primeiras também estão Trento, Bolzano, Siena, La Spezia, Pordenone, Bolonha e Livorno.

No dossiê se destaca que o ''ar é péssimo'' em Milão (63ª na classificação atual, contra a 46ª posição de 2009), que piora em todos os índices da qualidade do ar; enquanto que Nápoles (na 96ª, perdendo sete posições) e Palermo (101ª, -11) ''sucumbem'' sob pilas de lixo nas ruas; e em Roma (75ª, -13) os cidadãos sofrem os ''efeitos nocivos de uma mobilidade sem critério''.

''A verdadeira emergência nas cidades italianas - destaca o presidente nacional de Legambiente, Vittorio Cogliati Dezza - é frequentemente representada pela falta de coragem e de modernização por parte daqueles que as governam''.


blogdoaleitalia 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo