quinta-feira, 4 de novembro de 2010

10 maiores invenções dos Muçulmanos

1. Café

A história conta que um árabe chamado Khalid estava cuidando de suas cabras na região de Kaffa do sul da Etiópia, quando percebeu que seus animais  ficavam mais animados depois de comer uma certa fruta . Ele ferveu os grãos para fazer o primeiro café. Certamente, o primeiro registro da bebida é de grãos exportados da Etiópia para o Iêmen, onde Sufis beberam para ficarem acordados a noite toda e rezar em ocasiões especiais. No final do século 15  tinha chegado em Meca e na Turquia, de onde fez o seu caminho para Veneza em 1645. Foi levado à Inglaterra em 1650 por um turco chamado Pasqua Rosee que abriu a primeira casa de café em Lombard Street, na cidade de Londres. O qahwa árabe tornou-se o kahve turco então o caffé italiano e depois o coffee Inglês.

2. Chess

Uma forma de xadrez era jogado na Índia antiga, mas o jogo foi desenvolvido na forma que conhecemos hoje na Pérsia. De lá se espalhou para o oeste e para a Europa - onde foi introduzido pelos mouros na Espanha, no século 10 - e ao oriente até o Japão. A torre vem da palavra  persa Rukh, o que significa carro.


3. Paraquedas


Mil anos antes dos irmãos Wright, um poeta muçulmano, astrónomo, músico e engenheiro Firnas ibn Abbas fez várias tentativas para construir uma máquina voadora. Em 852, ele saltou do minarete da Grande Mesquita de Córdoba com um manto solto reforçado com suportes de madeira. Ele esperava a planar como um pássaro. Mas o manto desacelerou sua queda, criando o que é pensado para ser o primeiro pára-quedas, e deixando-o apenas com ferimentos leves. Em 875, com 70 anos, tendo aperfeiçoado uma máquina de seda e penas de águia, ele tentou novamente, pulando de uma montanha. Ele voou a uma altura significativa e permaneceu no ar por dez minutos, mas caiu na aterrissagem - concluindo, acertadamente, que era porque ele não tinha dado ao seu dispositivo  uma cauda de modo que seria facil parar na aterrissagem. Em Bagdá, o aeroporto internacional e uma cratera na Lua foram batizados com seu nome.

4. Shampoo

Lavar roupa e tomar banho são exigências de ordem religiosa para os muçulmanos, o que talvez seja por isso que eles aperfeiçoaram a receita de sabão que  usamos hoje em dia. Os antigos egípcios tinham uma espécie de sabão, como fizeram os romanos, que usou mais como uma pomada. Mas foram os árabes que combinou óleos vegetais com hidróxido de sódio e compostos aromáticos como o óleo de tomilho. O Shampoo foi introduzida na Inglaterra por um muçulmano indiano que abriu o Mahomed banhos de vapor na orla marítima de Brighton, em 1759 e foi nomeado Shampooing Cirurgião do Kings Jorge IV e Guilherme IV.

5. Armadura de Metal

Quilting é um método de costura ou subordinação duas camadas de tecido com uma camada de material isolante no meio. Não está claro se ele foi inventado no mundo muçulmano, ou se foi importado lá da Índia ou da China. Mas certamente veio para o Ocidente através dos cruzados. Viram-na usado pelos guerreiros sarracenos, que usavam camisas de palha e lona acolchoada ao invés de armadura. Bem como uma forma de proteção, revelou-se um protetor eficaz contra o atrito dos cruzados "As armaduras de metal eram  uma forma eficaz de proteção - tanto que se tornou uma indústria na Grã-Bretanha e Holanda.

6. Cirurgia

Muitos modernos instrumentos cirúrgicos são exatamente o mesmo projeto como foram construídas no século 10 por um cirurgião muçulmano chamado al-Zahrawi. Seus bisturis, serras de osso, pinça, tesoura fina para cirurgia ocular e muitos dos 200 instrumentos que ele desenvolveu são reconhecíveis a um cirurgião moderno. Foi ele quem descobriu que catgut usado para pontos internos se dissolve naturalmente (uma descoberta que fez quando seu macaco comeu suas cordas de alaúde) e que também pode ser utilizado para fazer cápsulas de medicamentos. No século 13, um outro médico muçulmano chamado  Ibn Nafis descreveu a circulação do sangue, 300 anos antes de William Harvey . Médicos muçulmanos também inventaram o anestésicos do ópio e álcool  e desenvolveram agulhas ocas para sugar as cataratas dos olhos em uma técnica usada ainda hoje.

7. Sopa

Ali ibn Nafi, conhecido pelo apelido de Ziryab (melro) veio do Iraque para Córdoba, no século 9 e trouxe com ele o conceito de refeição de três pratos - sopa, seguida de peixe ou carne, em seguida, frutas e nozes. Ele também introduziu os copos de cristal

8. Pagar em Cheques

A verificação moderna vem da saqq árabe, um voto por escrito para pagamento de bens, quando foram entregues, para evitar ter dinheiro para ser transportado em terreno perigoso. No século 9, um empresário muçulmano pode descontar um cheque na China desenhado em seu banco em Bagdá.

9. Foguetes e Torpedos

Embora os chineses os inventores da pólvora salitre, e é usado em seus fogos de artifício, mas foram os árabes que a purificaram utilizando nitrato de potássio para uso militar. dispositivos incendiários muçulmanos aterrorizavam os cruzados. Por volta do século 15 tinham inventado um foguete, e um torpedo - uma bomba automotora  em forma de pêra com uma lança na frente, que cravava em carros inimigos e, em seguida, explodia.

10. Moinho de Vento

O moinho de vento foi inventado em 634 para um califa persa e foi usado para moer o milho e elaborar água para irrigação. Nos desertos da Arábia, quando os igarapés sazonais secaram, a única fonte de poder era o vento que soprava constantemente . Mills fez seis ou 12 velas coberto de folhas de tecido ou de palma. Foi 500 anos antes do primeiro moinho de vento ser visto na Europa.

Fonte: wonderfulinfo.com

Elaborado por Alexandre Timoshik
Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo