Acidente em Pompeia poderia ter sido evitado
Tóquio - O japonês Masanori Aoyagi, um dos maiores especialistas arqueólogos da área do Vesúvio no mundo, comentou que foi "um grande pecado" o desabamento da Casa dos Gladiadores de Pompeia, por acreditar que o acidente era evitável.
"É um pecado, porque se o local tivesse sido preparado para enfrentar as chuvas, o acidente não teria ocorrido. No entanto, a única coisa real é a gestão", disse Aoyagi para a ANSA. A Domus servia como depósito de armas e como local para combate dos gladiadores.
Aoyagi é o diretor do Museu de Arte Ocidental de Tóquio e trabalha na área arqueológica do Vesúvio há 41 anos ("una vida"), onde dirige os trabalhos de recuperação e escavação. O arqueólogo trabalha em projetos de financiamento conjunto ítalo-japonês ou, mais frequentemente, só a cargo do governo japonês.
A sua primeira visita a Pompeia, explicou à ANSA, ainda incrédulo sobre a queda da Domus ("única em seu gênero na região"), aconteceu em 1969: "Fiquei impressionado, porque é impossível encontrar uma cidade morta tão bem preservada como esta em todo o mundo".
Aoyagi lembrou que "eu vinha do Leste e observar aquedutos e instalações de esgoto quando no Japão no mesmo período se vivia na pré-história, era para mim como ver uma luz de civilização".
Um impacto tão forte que o levou a fazer do italiano a sua segunda língua e a trabalhar com determinação na recuperação primeiro de Pompeia e depois de outras áreas destruídas pela erupção do Vesúvio de 79 d.C.
"É verdade que falta dinheiro para a restauração, mas talvez na origem dos problemas de Pompéia esteja a estrutura de uma gestão dupla decidida há alguns anos", com a divisão entre a parte arqueológica e a administrativa, ponderou o especialista.
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)