quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Acidente em Pompeia poderia ter sido evitado

Tóquio - O japonês Masanori Aoyagi, um dos maiores especialistas arqueólogos da área do Vesúvio no mundo, comentou que foi "um grande pecado" o desabamento da Casa dos Gladiadores de Pompeia, por acreditar que o acidente era evitável.

"É um pecado, porque se o local tivesse sido preparado para enfrentar as chuvas, o acidente não teria ocorrido. No entanto, a única coisa real é a gestão", disse Aoyagi para a ANSA. A Domus servia como depósito de armas e como local para combate dos gladiadores.

Aoyagi é o diretor do Museu de Arte Ocidental de Tóquio e trabalha na área arqueológica do Vesúvio há 41 anos ("una vida"), onde dirige os trabalhos de recuperação e escavação. O arqueólogo trabalha em projetos de financiamento conjunto ítalo-japonês ou, mais frequentemente, só a cargo do governo japonês.

A sua primeira visita a Pompeia, explicou à ANSA, ainda incrédulo sobre a queda da Domus ("única em seu gênero na região"), aconteceu em 1969: "Fiquei impressionado, porque é impossível encontrar uma cidade morta tão bem preservada como esta em todo o mundo".

Aoyagi lembrou que "eu vinha do Leste e observar aquedutos e instalações de esgoto quando no Japão no mesmo período se vivia na pré-história, era para mim como ver uma luz de civilização".

Um impacto tão forte que o levou a fazer do italiano a sua segunda língua e a trabalhar com determinação na recuperação primeiro de Pompeia e depois de outras áreas destruídas pela erupção do Vesúvio de 79 d.C.

"É verdade que falta dinheiro para a restauração, mas talvez na origem dos problemas de Pompéia esteja a estrutura de uma gestão dupla decidida há alguns anos", com a divisão entre a parte arqueológica e a administrativa, ponderou o especialista.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual Google

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo