quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cometa aumenta o tamanho e brilha forte ao lado de Saturno



Até alguns dias atrás o cometa Ikeya-Murakami não passava de um pequeno ponto imperceptível no céu, mas uma repentina explosão pode mudar a história do astro. Devido a um processo chamado de outburst, o cometa aumentou de tamanho e teve seu brilho amplificado e pode ser visto até mesmo com um pequeno telescópio ao lado do planeta Saturno. 
A sequência acima, captada pelos astrônomos italianos Ernesto Guido e Giovanni Sostero mostra claramente a explosão. As imagens foram captadas entre os dias 4 e 9 de novembro de 2010 através de um telescópio telecontrolado instalado no deserto do Novo México, nos EUA.

Segundo Leonid Elenin, outro astrônomo que também está estudando o cometa na mesma localidade, o tamanho de C/2010 V1 Ikeya-Murakami teve sua atmosfera expandida e mede agora 4.6 arcominutos. De acordo com Elenin, existem evidências de dois jatos simétricos que parecem emergir do núcleo cometário.

Os pesquisadores acreditam que a explosão ocorreu devido a um possível desmoronamento de uma caverna de gelo localizada no interior do núcleo do cometa, da mesma forma que ocorreu em 2007 com o cometa Holmes. A causa do colapso ainda é incerta, mas provavelmente foi provocada pelo derretimento do gelo em outubro de 2010, quando Ikeya-Murakami atingiu a máxima aproximação do Sol.
Observação
Ikeya-Murakami se localiza a cerca de 372 milhões de quilômetros da Terra e sua magnitude estimada é de 7, o que significa que não é possível observá-lo à vista desarmada. Para vê-lo é necessário pelo menos um pequeno telescópio de 70 milímetros de abertura. 
O cometa está a cerca de 1 grau de Saturno, separação equivalente à largura de duas luas cheias. Aqui no hemisfério sul Saturno está nascendo aproximadamente às 04h30 da madrugada e se você tiver um horizonte limpo e desimpedido poderá acompanhar o astro até que os primeiros raios de Sol ofusquem a observação.


Fotos: No topo, sequência de imagens mostra o processo de outburst do cometa Ikeya-Murakami, registrado pelos astrônomos Ernesto Guido e Giovanni Sostero. Acima, localização do cometa no céu do hemisfério sul, ligeiramente antes do nascer do Sol. Créditos: Ernesto Guido e Giovanni Sostero / Apolo11.com.
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?posic=dat_20101110-110853.inc
Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo