quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como tratar e prevenir a sinusite

Doença que está entre as mais comuns no Brasil e em muitos países, a sinusite é uma infecção da mucosa dos seios da face, que causa uma inflamação. Há dois tipos de sinusite: a aguda, que dura três semanas ou menos, e a crônica, que em geral dura de três a oito semanas, podendo se estender por um período mais longo. Milhões de pessoas são afetadas pela sinusite em todo o mundo anualmente. Os dois tipos de sinusite são muito desconfortáveis e os sintomas variam de dor intensa a mal-estar generalizado.

Na sinusite, os tecidos incham e as células produzem um muco espesso, que impede a drenagem adequada por meio das pequenas cavidades e orifícios dos seios da face. Isso resulta em uma forte pressão, que causa dor no seio da face afetado, congestão, tosse constante, fadiga, sensibilidade do osso malar e dor ao redor das áreas dos seios faciais. A dor de cabeça proveniente da infecção no seio facial tende a ser fraca pela manhã e a piorar durante o dia. Muitas vezes vem acompanhada de febre, secreção que escorre pelas narinas, congestão, irritação, fraqueza e fadiga generalizada.

O que causa

As sinusites aguda e crônica frequentemente se desenvolvem após a disseminação da infecção respiratória (resfriado ou gripe) superior para as cavidades do seio facial. O bloqueio das passagens da cavidade nasal causado por alergias, gripes ou resfriados comuns pode levar ao desenvolvimento de infecções bacterianas que podem originar uma sinusite aguda. Acredita-se que algumas formas de sinusite crônica resultam de uma resposta do sistema imunológico aos fungos naturais do nariz. Estudos constataram uma associação entre a asma e a sinusite.

Outras causas em potencial da sinusite são: alergias; bactérias que causam infecções na boca, na gengiva ou no dente; exposição a poluentes ambientais ou substâncias transportadas pelo ar, tais como fumaça de cigarro, neblina, fungos ou poeira; e pólipos no interior das cavidades nasais.

Como se trata

O tratamento é feito com analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos aos germes que forem encontrados na região. Trata-se com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.

Como se previne

O cuidado com a saúde para se evitar as infecções virais e a manutenção da permeabilidade nasal durante essas viroses; o correto tratamento dos problemas alérgicos; a correção cirúrgica de eventuais desvios septais obstrutivos e, ou, cornetos nasais obstrutivos podem prevenir as sinusites.

Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.

Como os alimentos podem ajudar

A sinusite muitas vezes resulta de uma gripe ou resfriado; por isso é importante manter o sistema imunológico saudável para evitar essas infecções. Alimentos que contêm vitamina C (antioxidante) fortalecem a imunidade, estimulando a atividade de anticorpos e células do sistema imunológico. O zinco também é um importante defensor contra infecções e vírus e possui propriedades antiinflamatórias.

Um dos sinais da sinusite é a inflamação das cavidades nasais causada por alérgenos. Esses alérgenos desencadeiam uma resposta imunológica, que libera histamina e outras substâncias químicas que causam a congestão. A ação antiinflamatória de determinados flavonoides, como a luteolina e a quercetina, diminui a congestão ao reduzir a liberação de histamina no organismo.

É recomendável comer abacaxi, que contém a enzima bromelina. Estudos preliminares revelam que essa substância tem propriedades antiinflamatórias. Note que o abacaxi também é uma boa fonte de vitamina C, que alivia a inflamação.

Uma xícara de chá quente acalma e ajuda a reduzir a congestão nasal. O vapor ajuda a desobstruir temporariamente as cavidades nasais, e o chá contém teofilina, composto que facilita a respiração, relaxando os músculos da parede das vias respiratórias.

Comer alimentos condimentados, como raiz-forte, mostarda e gengibre, dá alívio temporário ao reduzir a congestão. O isotiocianato de alila, substância encontrada na raiz-forte e na mostarda, ajuda a fluidificar o muco. Beba muita água e líquidos para manter o muco fino.
Saúde Plena

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo