quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Feliz Aniversário, ISS

A Estação Espacial Internacional faz dez anos de idade ontem,02 de novembro. A maior plataforma experimental habitada de forma contínua desde o ano de 2000, a construção começou em 1998 e tem servido de lar para 196 astronautas de todo o mundo. 

A Estação Espacial Internacional é fruto de uma política de colaboração após a corrida espacial entre a URSS e os EUA na segunda metade do século XX, que viu os soviéticos pioneiros de praticamente todas as esferas da exploração espacial e os astronautas dos EUA acabando pousando na Lua. Hoje, como amigos e não inimigos, os EUA e a Rússia foram os pioneiros da Estação Espacial Internacional, que tem sido lar para os visitantes da Bélgica, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Malásia, Holanda, Rep. da Coreia , Rússia, África do Sul, Suécia, Reino Unido e EUA.

A primeira parte a ser lançado em novembro de 1998 foi o módulo Zarya da Rússia e a projeção original era um processo de construção de dois anos, seguidos por dez anos de experimentos. Atualmente, os cientistas estão prolongando o seu prognóstico para mais dez anos, considerando que a EEI estará operacional pelo menos até 2020, uma extensão de uma década sobre o plano original.

Em janeiro de 1999, o módulo Unity EUA se juntou à Zarya, sendo levado pela Discovery e 18 meses depois, o módulo de habitação da Rússia, Zvezda, viu a estação tomar forma. A estação começou a receber turistas espaciais (o primeiro foi Dennis Tito em 2001). Durante sua primeira década, a EEI viu mais de 150 caminhadas espaciais, recebeu 67 veículos russos e 34 naves espaciais americanas e acoplou com módulos do Japão e da Agência Espacial Europeia.

O plano, no futuro próximo é de adicionar módulos, criando um espaço de vida e de trabalho de 1.217 metros cúbicos. A tripulação da estação seis homens realiza experiências nas áreas de biologia, química, medicina, fisiologia, física, astronomia e meteorologia, bem como testes de sistemas espaciais para futuras missões. A órbita da ISS fica entre 278 e 460 quilômetros acima da Terra e viaja a uma velocidade média de 27.744 kmh

Timofei Belov 
 
Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo