terça-feira, 16 de novembro de 2010

Hayabusa trouxe amostras de asteróide à Terra

A primeira sonda espacial a concretizar esta missão foi mesmo a japonesa
Diferentes panoramas do asteróide Itokawa. Crédito: JAXA/NASA 
Por Clara Barata

"A primeira sonda a trazer amostras de um asteróide para a Terra foi mesmo a Hayabusa japonesa, apesar de todos os problemas que sofreu", confirmou a Agência Espacial do Japão(JAXA). "Podemos confirmar a presença de 1.500 partículas do asteróide Itokawa nas amostras recolhidas este ano, no deserto australiano, após uma acidentada viagem pelo espaço, cheia de avarias. A composição das poeiras é extraterrestre e há até um material que não se encontra em nossa superfície", adianta o site da revista científica New Scientist.

É a primeira vez que chegam à Terra materiais colhidos diretamente num outro corpo do Sistema Solar, pois até agora só tínhamos amostras da Lua. O estudo destas poeiras – que têm menos de 10 mícrons, sendo que um mícron é a milionésima parte de um metro – pode revelar quais os materiais que existiam quando os planetas se formaram.

Além de ajudar os cientistas a compreender a nossa casa no universo, estudar os asteróides e a sua composição pode ser importante para proteger a Terra de eventuais impactos. Nada como conhecer aquilo que se quer explodir, ou afastar, por exemplo.

"A ciência que vamos fazer com base nestas partículas nos próximos anos não tem preço", comentou Paul Abell, do Centro Espacial Johnson da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), membro da equipe Hayabusa. "Depois de todo o trabalho duro que tivemos e toda a longa espera, podemos dizer que, pela primeira vez, obtivemos amostras colhidas diretamente num asteróide", disse, citado pela New Scientist.

No Japão, a notícia é motivo de grande orgulho. "Estou extremamente emocionado, nem sei como descrever isto que vai além dos meus sonhos, tivemos uma sorte incrível", reagiu Junichiro Kawaguchi, o diretor do projeto na JAXA, citado pela agência AFP. "É uma estréia mundial e um sucesso notável", sublinhou o ministro nipônico da Ciência e Tecnologia, Yoshiaki Takagi, numa conferência de imprensa em Tóquio...
 
Leia matéria completa, mais 2 vídeos da reentrada da sonda em nossa atmosfera, em junho deste ano

Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo