quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Lula decidirá sobre Battisti

Brasília - A rádio CBN, do grupo de comunicação Globo, informou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomará ainda este ano uma decisão sobre a extradição ou a permanência no Brasil do ex-militante da extrema-esquerda, o italiano Cesare Battisti.

O presidente pretende "evitar" que este caso, que provocou uma crise diplomática com o governo italiano em janeiro de 2009, fique como "herança" para sua sucessora, Dilma Rousseff, de acordo com a CBN.

"Estou dependendo do Procurador Geral da República. Qualquer queseja seu parecer, eu o acatarei, porque ele é um advogado", disse Lula ao lado da presidente eleita.

Luiz Lucena Adams, advogado da presidência, está analisando o caso e se espera que emita seu parecer nos próximos dias, publicou a imprensa local.

Lucena Adams "é o orientador do presidente da República e eu tomarei a decisão", disse Lula, cujo mandato termina em 31 de dezembro.

A Itália solicitou a extradição de Battisti, ex-membro de Proletários Armados pelo Comunismo, condenado por quatro assassinatos cometidos na década de 70.

O Ministério da Justiça brasileiro concedeu asilo a Battisti em 2009, mas depois o Supremo Tribunal Federal (STF) revogou o refúgio concedido pelo então ministro Tarso Genro, deixando a decisão final para Lula.

Segundo a rádio CBN, a Advocacia Geral da União já elaborou um parecer jurídico sobre o caso, que será apresentado a Lula.

Em 2009, esta entidade recomendou a concessão de refúgio a Battisti, que está preso em uma prisão de Brasília.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo