quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Personagem brasileiro em filme italiano

Roma - Um personagem do Brasil atual, criador de bibliotecas itinerantes nas favelas do Recife, é o protagonista de um documentário italiano, "A mão e a luva", de Roberto Orazi, que compete hoje na seção "Extra" do V Festival de Cinema de Roma.

O personagem é Ricardo Gomes Ferraz, um poeta e músico do nordeste brasileiro, conhecido pelo pseudônimo de KCal, que aos 16 anos descobriu a literatura com um livro de Machado de Assis, cujo título dá o nome ao documentário.

Graças a esse livro, KCal fundou uma biblioteca infantil itinerante, a "Livroteca dos Guardiões", montada na sua casa da favela Pina, que com o tempo se transformou em uma rede que atualmente conta com 514 instituições similares no Brasil.

Naquela época, KCal (atualmente com 35 anos) era um adolescente pobre. Usava seus poucos recursos para comprar livros usados nos lugares mais insólitos e por isso se autobatizou "traficante de livros", que é também o título do filme.

Em 2008, Gomes Ferraz recebeu o prêmio "Faz diferença" na categoria social (o mesmo recebido cinco anos antes pelo atual presidente do país, Luiz Lula da Silva), enquanto que em abril de 2009 o ministro da Cultura, Juca Ferreira, reconheceu publicamente a utilidade da obra de KCal.

Orazi, 46 anos, é um documentalista italiano autor de um filme sobre o tráfico internacional de órgãos, "H.O.T.", que no ano passado foi premiado na quarta edição deste mesmo festival. As filmagens foram parcialmente feitas no Brasil, onde o diretor conheceu a história de Kcal.

O filme, além de reconstruir a vida e a obra de Gomes Ferraz, entrevistando moradores da favela, cita algumas de suas poesias no começo e no fim de algumas sequências.

Grande espaço é dedicado a composições de KCal, do acordeonista ítalo-brasileiro Renato Borghetti e do italiano Roberto Vallicelli.

O filme, que na Itália conta com o patrocínio da Embaixada do Brasil, ainda não tem uma distribuidora local, mas a fama internacional conseguida por Orazi com "H.O.T" pode abrir-lhe caminho nos festivais e lhe dar visibilidade nos mercados estrangeiros.
 
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo