sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Minas Gerais irá colher uma das maiores safras de grãos da história

Minas Gerais deverá colher uma safra de 10,3 milhões de toneladas de grãos em 2011. O volume representa um aumento aproximado de 2% em relação à produção registrada neste ano. Os números da estimativa da safra 2010/2011 foram divulgados nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A safra a ser colhida no próximo ano só é inferior à produção registrada nos anos de 2005 e 2009, quando o Estado produziu 10,4 milhões de toneladas. Já a área plantada nesta safra deve ser de 2,8 milhões de hectares, praticamente a mesma da safra anterior.

Embora a produção esperada seja uma das maiores da história, a área cultivada é uma das menores dos últimos 30 anos em Minas Gerais, segundo a Conab. Durante muito tempo, os plantios de grãos no Estado chegaram a ocupar mais de três milhões de hectares. “Essa produção elevada, mesmo com a redução da área plantada, mostra que os produtores não precisam abrir novas áreas de plantio para garantir a oferta de grãos”, explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

O secretário destaca o aumento da produtividade como o principal fator para o crescimento da produção em uma área menor. “O uso de novas tecnologias, inclusive de sementes melhoradas, garantiram esta mudança. Há 20 anos, a produtividade média em Minas Gerais era de 2,1 toneladas de grãos em um hectare. Hoje, os produtores chegam a produzir 3,5 toneladas nesta mesma área”, comenta.

Recorde da soja

O estudo da Conab mostra que o aumento da produção de soja em Minas Gerais deverá ser recorde em 2011. A colheita esperada é de até 3,07 milhões de toneladas, superando a colheita de 2005, a maior registrada até hoje, com 3,02 milhões de toneladas.

Em relação à produção de soja deste ano, que foi de 2,87 milhões de toneladas, o crescimento esperado é de 7%, superando o aumento médio do país e dos principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo