Missão institucional à Italia da imprensa catarinense
Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina
Av. Rio Branco, 404 – Sala 505 - Torre II, centro
Florianópolis – SC / Brasile
Tel.: +55 48 – 3027 2710 / Fax: +55 48 – 3222 2898
Entre Itália e Brasil, turismo sem fronteiras
Iniciou em Roma a missão de jornalistas promovida pela Câmara Italiana de Santa Catarina e pela ADI – Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina. Oportunidades para PME italianas dos setores de infraestrutura e de bares, restaurantes, hoteis e similares: mais de 10 bilhões de euros de investimento brasileiros previstos.
A Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CISC) está organizando a missão institucional na Itália de uma delegação da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina (ADI-SC) http://www.centralcomunicacao. com.br/ .
A viagem para a Itália faz parte das atividades promocionais e institucionais previstas pelo projeto "Missão da Imprensa Catarinense à Itália", aprovada pelo governo do estado de Santa Catarina.
Objetivo da missão é apresentar, na Itália, o Estado brasileiro de Santa Catarina com particular atenção às áreas de comunicação, serviços, imprensa e turismo. O interesse dos participantes é dirigido ao intercâmbio de boas práticas na produção de jornais e na circulação de informação, com possíveis oportunidades de negócios em relação às redes de comunicação e promoção do turismo.
A delegação, composta por 18 pessoas, entre as quais jornalistas e proprietários de veículos de comunicação, propõe-se a reunir-se com jornalistas e empresários italianos do setor para favorecer o intercâmbio de experiências, organizar iniciativas de promoção do turismo (cultural, enogastronomico...) e o incremento dos fluxos turísticos entre os dois países, com a criação de projetos em parceria para o desenvolvimento do setor.
O turismo como um condutor de negócios para as empresas italianas no Brasil e com o papel de marketing e comunicação para aumentar os fluxos entre os dois países: estes foram os temas centrais do encontro – realizado na manhã do dia 8 na sede da Unioncamere – entre a delegação da imprensa brasileira e jornalistas italianos,.
De acordo com os dados Isnart-Unioncamere, o "parcela turística" Itália-Brasil representa um aumento do turismo de saída italiano de 37% nos últimos três anos, com 6,8 milhões de visitantes e gastos aproximadamende de 501 milhões somente em 2009.
Resultados obtidos através da prioridade dada pelo governo federal brasileiro para o setor de turismo no período 2003-2009, o Ministério competente já destinou cerca de quatro bilhões de euros para a realização de promoções no setor. Importantes oportunidades de desenvolvimento devido à realização dos próximos eventos esportivos no Brasil (Copa das Confederações 2013, Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016) com investimentos previstos de cerca de 7,2 bilhões de euros, os quais serão acrescentados aos 2,5 bilhões para a construção de portos e aeroportos e 421 milhões de euros para um programa específico do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no setor de hospitalidade.
"Estratégico é o papel da mídia brasileira na promoção das relações com a Itália. É graças à eficácia dessas ações que é possível transmitir as atrações turísticas do Brasil, também na área de turismo de negócios, com a possibilidade de empresas italianas em participar na modernização e desenvolvimento que o país está vivendo", disse o presidente da ADI-SC, Amer Felix Ribeiro. "Além disso, não devemos esquecer que o setor das telecomunicações em si oferece excelentes oportunidades de investimento, vinculadas à telefonia fixa e móvel e ao uso da internet, com número de usuários em aumento, mais de 66,3%.só no ano passado”.
Programa oficial da missão:
08/11 - Roma – comitiva de imprensa - Unioncamere às 10.30 - Piazza Sallustio 21, Sala Sabbatini
Temas: Panorama da comunicazione no Brasile (Jornalista Ademir Arnon – Presidente da Associação Catarinense de Impresa); Mass media no Brasile e os jornais diários dos interiores (Presidente da Associação dos Diários do Interior de Santa Catarina); Mara “Ospitalità Italiana” e politicas de promoção da Italia no exterior (Giovanni Cocco, Diretor Geral - ISNART).
Visita nistitucionale ao “Consiglio Nazionale dell’ODG”
Visita ao jornal “Il Messagero”
Visita à ‘Agenzia Giornalistica 9 colonne’.
09/11 a 11/11 – Região do Vêneto:
Visita técnica ao jornal “Il Giornale di Vicenza”
Visita institucional à Ordem dos Jornalistas da região Vêneto – Veneza
Visita técnica ao jornal “Il Gazzettino”
Visita técnica ao jornal “L’Arena”
Visita técnica à “TV Tele Arena”.
12/11 e 13/11 - Milano em colaboração com BrazilPlanet.
Visita institucionale ao Consulado Brasileiro em Milão.
Visita ténica ao jornal “Panorama Travel” onde serão apresentados temas sobre turismo e a função da imprensa para o desenvolvimento dos fluxos turísticos
Visita técnica ao jornal “Eco di Bergamo”
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)