terça-feira, 2 de novembro de 2010

Napolitano diz que vitória de Dilma tem 'alto valor simbólico'

Napolitano

Roma -  O chefe de Estado da Itália, Giorgio Napolitano, parabenizou a presidente eleita Dilma Rousseff, dizendo que sua vitória no segundo turno celebrado no domingo tem "um alto valor simbólico para todas as mulheres, não somente as brasileiras, mas de todo o mundo".
"Estou convencido de que seu exemplo constituirá um importante estímulo para a plena participação do mundo feminino no avanço do processo democrático e civil de seus países", assinalou Napolitano em uma mensagem a Dilma, na qual enviou "as mais calorosas e sentidas congratulações".
O presidente italiano afirmou que ambas nações estão ligadas por "antigos vínculos de povo, história e cultura", e declarou estar convencido de que "poderemos valorizar juntos o que nos une, aprofundando as relações bilaterais e intensificando a cooperação multilateral".

Napolitano comentou que essa aproximação poderia ser feita também nos relacionamentos entre a União Europeia (UE) e a América Latina, bem como no G20 -- grupo dos países mais industrializados e dos principais emergentes.

"Estou certo de que sob sua liderança a República Federativa do Brasil, na esteira dos sucessos históricos já alcançados, consolidará posteriormente o próprio desenvolvimento e, graças ao dinamismo de sua economia, saberá garantir maior bem-estar ao seu povo", continuou o chefe de Estado.

Ele também afirmou que a Itália olha o Brasil como "um ator de primeiro plano na cena internacional" e "um parceiro determinante para assegurar ao mundo um desenvolvimento pacífico, sustentável e sólido", e fez votos para encontrar Dilma pessoalmente "em um futuro próximo".

O secretário do Partido Democrata (PD, maior força de oposição ao governo do premier Silvio Berlusconi), Pier Luigi Bersani, também felicitou a presidente eleita em uma carta, enviando "em um momento tão importante" "as mais sentidas congratulações".

"Estou convencido de que a sua presidência, obtida com uma vitória límpida e clara e na sequência da obra política realizada pelo presidente Lula, saberá conduzir o Brasil ao lugar que merece entre as grandes potências do planeta, e que sua experiência e grandes capacidades políticas, técnicas e humanas saberão inspirar seu trabalho, contribuindo à consolidação dos valores da paz, desenvolvimento, progresso, solidariedade e inclusão social", apontou ele.

Bersani assinalou esperar uma colaboração entre Brasil e Itália "de maneira mais concreta e efetiva", "a nível bilateral e multilateral, pelo triunfo dos nossos valores comuns e pela construção de um sistema de relações políticas e econômicas mais inclusivo, igualitário e sustentável".

Já o presidente da Federação dos Verdes da Itália, Angelo Bonelli, disse que os membros da agremiação "não estão entusiasmados" com a vitória de Dilma, comentando que Lula "sacrificou em nome do PIB [Produto Interno Bruto] a floresta amazônica", que no governo atual "foram alcançados os níveis mais altos de desmatamento e violações dos direitos humanos contra as populações indígenas" e houve investimentos nucleares e a construção de grandes represas na Amazônia.

www.ansa.it/www.ansalatina

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo