terça-feira, 2 de novembro de 2010

Nenhum Estado está imune ao racismo

Esta afirmação vem  do Relator Especial da ONU sobre o racismo, Githu Muigai, quando ele apresentou dois relatórios para a Assembleia Geral da ONU na segunda-feira. Seus resultados são um triste comentário sobre o desenvolvimento da humanidade, ou seja, o racismo e a xenofobia praga toda a sociedade. 

"O racismo e a xenofobia não são problemas de ontem, elas continuam a ser um imenso desafio para hoje", afirmou Githy Muigai, nomeado Relator Especial da ONU sobre Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em agosto de 2008. Nos dois relatórios que apresentou à Assembléia Geral, na segunda-feira, manifestou preocupação de que ainda há discriminação contra as pessoas por causa da sua religião ou convicções, continua a haver ataques a locais religiosos, continua a existir perfilhação étnica e religiosa e os estereótipos negativos da religiões, assim como as idéias negativas como no domínio da migração e dos migrantes e xenofobia e racismo generalizado devido à etnia de uma pessoa.

O relatório é, numa palavra, chocante: "Seja o membro de uma minoria étnica que é agredido ou morto, no contexto de um conflito devido à condição da sua minoria, o indivíduo submetido a buscas, interrogatórios e detenções, unicamente por causa da sua percebida origem religiosa ou étnica, o migrante, o refugiado ou requerente de asilo que enfrenta diariamente a discriminação devido a seu status como um não-cidadão, ou o jogador de futebol que é insultado por causa de sua cor da pele - todas essas pessoas, infelizmente, demonstram a validade da minha afirmação ".

Pior ainda, o Sr. Muigai declarou que a prática do racismo é difundido, e que nenhum Estado está imune a partidos políticos, movimentos e grupos extremistas, embora salientando que "o racismo pode levar a genocídio, crimes de guerra, limpeza étnica e crimes contra a humanidade ".

A migração, segundo Githu Miugai, é uma área em que a desumanização do indivíduo através de discursos de ódio pode gerar ações negativas e pessoas a incitarem atos de violência, incluindo assassinatos.

O relatório exorta as nações a "serem vigilantes contra os grupos extremistas e condenarem e proibirem as organizações e actividades que promovam ou incitem a discriminação racial", sublinhando que "os migrantes, refugiados e requerentes de asilo, independentemente de sua condição migratória, têm direito a ter todos os seus direitos humanos protegidos pelo Estado onde vivem, sem discriminação ". 

Racismo, o medo do desconhecido. Racismo, uma reação, pueril patelar por um estúpido, imbecil, ignorante ou mal orientado com medo do que é diferente, assim como ele tem medo do escuro. Racismo, um veículo perfeito para uma mentalidade "nós e eles", que forma o preto e branco nos dois extremos, aos pés do arco-íris, sem qualquer capacidade de apreciar a beleza entre eles, uma mentalidade em que o "eles", justifica o "nós"e quanto mais fraco o ego, mais forte a necessidade de retratar a "eles" como um id perigoso. 

Quando o mundo vai se unir como um só, percebendo que nenhum ser humano pode ser "ilegal" em qualquer lugar em um planeta que pertence a todos e ao mesmo tempo a ninguém mais do que uma ave migratória pode ser considerada como intrusa quando sobrevoa uma fronteira nacional invisível?

Quando é que a comunidade internacional vai começar a reconhecer que quando os europeus começaram a expropriar terras alheias, a desenharem linhas em mapas, acabando com as civilizações, afirmando que este é "nosso" e que aquilo é "seu", então mais uma vez rumaram a um planeta globalizado, novamente, porque as grandes migrações da proto-história e história clássica da humanidade já havia visto os movimentos de grandes migrações dos povos, numa base intercontinental?

No décimo aniversário da Estação Espacial Internacional, agora que os nossos Governos e cientistas criaram um projeto que transcende todas as fronteiras nacionais, todas as divisões étnicas, raciais e religiosas, que já abrigou homens e mulheres de quase todos os cantos da Terra, a Humanidade como um todo deve seguir o exemplo. Afinal, todos nós somos terrestres, somos todos seres humanos.

Fonte: ONU
Timothy Bancroft-Hinchey  
Fonte:  Pravda.Ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo