sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Queijos Italianos

A culinária italiana - queijos italianos


Por Meriane Morselli - Estima-se que a Itália produza anualmente cerca de 900 mil toneladas de queijo. Com cores, sabores e texturas diferentes, o alimento é um dos mais antigos da história - chega até a aparecer em registros bíblicos - e é uma tradição no país.

No Brasil, os queijos italianos são bastante populares e são consumidos com sanduíches, pizzas e acompanhando massas. A variedade também é grande: chega a mais de cem tipos diferentes. Saiba mais sobre esta delícia que está há séculos na mesa dos italianos.

Mascarpone - A textura cremosa e homogênea faz com que o mascarpone, tecnicamente, não seja considerado um queijo. É fabricado de maneira semelhante a um iogurte e tem alto teor de gordura. O queijo, que é original da região Sul da Itália, é usado para preparar molhos e sobremesas, como o famoso doce tiramissu.

Gorgonzola - Com textura cremosa e quebradiça, o gorgonzola apresenta coloração amarelada, com ramificações azuis e esverdeadas típicas dos fungos. O sabor é acentuado e levemente picante, fazendo o queijo um dos mais tradicionais produzidos na Itália. Geralmente está próprio para consumo dois meses após a fabricação.

Mussarela - Em italiano se chama mozzarella mas, para nós, a boa mussarela é provavelmente o mais conhecido e popular entre os queijos do país europeu. É produzida na Itália desde o século 16 e, inicialmente, apenas com leite de búfala. A textura firme e o gosto suave agradam muito ao paladar do brasileiro, principalmente em receitas como pizzas e pratos gratinados.

Parmesão - A origem do parmesão é no Vale do Rio Pó, uma das mais tradicionais na fabricação de queijos na Itália. Sua textura é firme e o sabor forte. No Brasil, é muito utilizado na forma ralada para acompanhar massas.

Mussarela de búfala - Esta espécie de queijo fresco é normalmente vendida mergulhada em soro e em formato esférico. Produzida com leite de búfala, possui cor branca e o tamanho pode variar. A textura é ligeiramente elástica.

Parmigiano - Original das regiões de Bolonha e Mântua, o parmigiano é produzido no formato de um grande tambor, que pode pesar até 40 kg. As vacas que fornecem o leite para a fabricação devem se alimentar apenas de feno e grama fresca. O resultado é um queijo com casca dura e brilhante com sabor muito particular. A variação parmegiano reggiano é sutilmente adocicada.

Provolone - A coloração amarelo-escuro por fora, a textura aveludada e o sabor forte fazem do provolone um queijo de sabor marcante. É vendido em formatos variados e a casca pode ser encerada em alguns casos. Há ainda variações doces e picantes do queijo. Pode ser considerado um dos queijos italianos mais conhecidos no Brasil.

Ricota - Este queijo italiano tem uma maneira um pouco particular de se produzir. É feita a partir do soro do leite, depois que é coagulado. Ao fim, a ricota de qualidade deve ficar firme e não esfarelar com facilidade, embora tenha aspecto granulado. Com tonalidade branca, serve para rechear massas e pães e fazer patês.

Pecorino - Produzido em diferentes locais da Itália, o pecorino tem variações de sabor e textura, dependendo da região e modo como é fabricado. A receita utiliza leite de cabra. Na maioria das vezes, é servido ralado para compor pratos de massa. O queijo pode demorar até doze meses até ficar adequado para o consumo.

 Asiago - Com textura aerada e casca acetina quando jovem, o asiago tem duas variações: o pressato e o d´Allevo. O primeiro é elaborado com leite integral e curado por 20 a 30 dias, que resulta num queijo com gosto adocicado. Já o outro, passa por um lento processo de maturação. Depois de dois anos em maturação, adquire um sabor mais forte.


http://www.italiaoggi.com.br/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo