domingo, 5 de dezembro de 2010

Disque Denúncia 181 completa três anos com resultados expressivos

O serviço unificado de recepção de denúncias de crimes e sinistros das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros conhecido como Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 completa três anos de sua implantação em Minas Gerais com resultados acima das expectativas. O DDU já contempla os maiores municípios mineiros e atinge mais de 60% da população, contabilizando mais de 2,6 milhões de ligações recebidas e cerca de 150 mil denúncias registradas.

Inaugurada em novembro de 2007, a central do 181 recebeu a média mensal de 64.732 chamadas em seu primeiro ano. Entre 2008 e 2009, foram recebidas mensalmente cerca de 72.300 chamadas. No terceiro ano contabilizou-se a média de 86.763 chamadas/mês. Em relação às denúncias, o DDU registrou, no primeiro ano, uma média de 3.806 denúncias/mês; no segundo, 3.662 denúncias; e ao final de outubro de 2010, foram 4.614 denúncias por mês.

Atualmente o Disque Denúncia 181 está presente em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado, chegando aos 90 maiores municípios mineiros e abrangendo cerca de 60% da população. Vale ressaltar que o sinal do DDU 181 já atinge todo Estado.

Parceria do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), com o Instituto Minas Pela Paz (IMPP), o DDU 181 é um canal disponível à população como instrumento de combate à criminalidade, contribuindo com o trabalho das forças policiais e do Corpo de Bombeiros.

Sigilo

Com os últimos resultados obtidos, o 181 Disque Denúncia demonstrou a grande aceitação e a confiança dos cidadãos, que entenderam melhor o serviço e o utilizam de forma ainda mais adequada. O sigilo é um dos pilares do DDU, que garante o anonimato total de quem fornece informações, a fim de manter a segurança do denunciante. O sistema permite acompanhar o andamento das denúncias por meio de uma senha fornecida no ato do atendimento.

Todas as ligações são direcionadas para uma central unificada, localizada em Belo Horizonte e formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender a população. Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por integrantes das três corporações. A partir daí, tomam-se as providências necessárias para resolver o caso em até 90 dias.

Números

Em três anos do DDU 181, as ligações recebidas possibilitaram a apreensão de 121.573 pedras de crack, 30.913 buchas de maconha, 4.744 papelotes de cocaína, 2.426 armas de fogo, 8.430 máquinas caça-níquel, 7.740 animais silvestres e 258.612 produtos pirateados, entre CDs e DVDs. O número de prisões também é expressivo: 17.198 pessoas foram conduzidas (presas, apreendidas ou recapturadas).

O aumento estatístico obtido ao longo dos três anos do serviço merece ser dimensionado. A apreensão de crack, por exemplo, cresceu 147% desde 2007, ano de implantação; a de cocaína, 76%. Em relação à apreensão de máquinas caça-níquel, o aumento foi de 693%. A apreensão de animais silvestres também merece destaque, apontando um crescimento de 337%. Quanto à apreensão de armas de fogo, registrou-se um aumento de 71% (dentre elas, onze fuzis AR-15).
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo