segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pizza napolitana 'DOC' está ameaçada

A pizza napolitana 'DOC' corre o risco de ter uma vida curta e pode perder o selo de reconhecimento da União Europeia - conseguido em 2009, após uma luta que durou vários anos - de Especialidade Tradicional Garantida (STG).

A proposta aprovada hoje em Bruxelas para reforçar a política de qualidade dos alimentos na Europa, pretende suprimir os "STG" que não protegeram seu nome, como é o caso da 'Pizza Napoletana', mas só sua receita.

Foi o que disseram à ANSA especialistas da UE, explicando que, se a proposta da Comissão for aceita pelo Conselho Europeu, a 'Pizza Napoletana STG' poderá sobreviver no máximo até 2017.

A Itália, dizem os especialistas, para proteger o selo STG deveria portanto apresentar um novo pedido de registro à UE, acrescentando outro termo à denominação atual, por exemplo 'Pizza Napoletana Verace' ou 'Pizza Napoletana Tradizionale'.

O raciocínio dos especialistas visa reduzir ao mínimo o risco dos consumidores serem induzidos ao erro, quando podem ter à sua frente tanto uma pizza napolitana STG (que deve respeitar normas rigorosas de produção), como uma pizza napolitana que de napolitana só tem o nome.
 
www.ansa.it/www.italianos.it
imagem arquivo virtual

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo